a OBSERVATÓRIO DA PAX: outubro 2007

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

DIREITOS HUMANOS: 5 milhões de assinaturas contra a pena de morte

A comunidade católica de Santo Egídio vai apresentar na ONU 5 milhões de assinaturas contra a pena de morte no mundo. O acto terá lugar na próxima Sexta-feira, 2 de Novembro, culminando uma iniciativa conjunta da comunidade e da Coligação Mundial contra a pena de morte. As assinaturas foram recolhidas nos cinco Continentes e pedem uma moratória universal da pena capital. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

ECOLOGIA: Crise ecológica afecta mais os pobres, lembra o Vaticano

O representante do Vaticano na ONU, D. Celestino Migliore, disse em Nova Iorque que a crise ecológica tem um maior impacto nos mais pobres, apanhados num "círculo vicioso de pobreza e degradação ambiental". "São os mais pobres que vivem em terras poluídas, em áreas próximas de depósitos tóxicos e em propriedades dos outros sem terem nenhum acesso aos serviços básicos", alertou. Ao intervir perante a 62ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, no passado dia 29 de Outubro, o Arcebispo Migliore afirmou que é necessário dar prioridade às causa da defesa do ambiente e do desenvolvimento sustentável. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: , ,

DIREITOS DA CRIANÇA: Human Rights Watch acusa exército de Myanmar de recrutar crianças

A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch acusa num relatório o exército de Myanmar (antiga Birmânia) de recrutar crianças à força para suprir a falta de voluntários adultos e a elevada taxa de deserção nas Forças Armadas. O relatório, intitulado “Sold to Be Soldiers: The Recruitment and Use of Child Soldiers in Burma” (Vendidos para ser soldados: O recrutamento e o uso de crianças-soldados em Myanmar), afirma que há milhares de crianças no exército do país. Segundo a Human Rights Watch, que tem sede em Nova Iorque, crianças até 10 anos de idade são espancadas ou ameaçadas de prisão para que se alistem. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas: ,

terça-feira, 30 de outubro de 2007

COOPERAÇÃO INTER-RELIGIOSA PARA A PAZ: Disciplinas sobre vários credos podem ajudar diálogo inter-religioso

Representantes do judaísmo e do cristianismo defenderam ontem a criação de disciplinas nas escolas que dêem a conhecer as várias religiões, como forma de facilitar o diálogo inter-religioso. Durante uma conferência em Castro Daire, onde participaram alunos e professores da escola secundária local, Nuno Wahnon Martins, representante da comunidade israelita de Lisboa, lamentou que o judaísmo seja «uma religião muito desconhecida na maior parte dos países europeus». (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

ECOLOGIA: A Comissão Europeia e o PAM lançam o alarme sobre o impacto humanitário das alterações climáticas

Louis Michel, Comissário Europeu para o Desenvolvimento e a Ajuda Humanitária, e Josette Sheeran, Directora Executiva do Programa Alimentar Mundial (PAM), declararam durante a reunião do Conselho de Administração do PAM, realizada no passado dia 24 de Outubro, que "as alterações climáticas constituem uma ameaça cada vez mais grave para os esforços em matéria de desenvolvimento e ajuda humanitária". (Mais ...)

Etiquetas: ,

ECOLOGIA: Relatório da ONU considera insuficientes os progressos no domínio ambiental e apela a uma intensificação da acção

Embora as questões ambientais estejam a merecer mais atenção política, isso não tem sido suficiente para garantir progressos significativos no que se refere às alterações climáticas, perda de biodiversidade e outros problemas que afectam o planeta e ameaçam a humanidade, segundo as opiniões de 390 cientistas sintetizadas num importante novo relatório das Nações Unidas sobre o assunto. "O facto de estarmos em 2007, com todo o conhecimento que temos e com toda a capacidade para agir de uma maneira diferente – apresentar nesta altura ao mundo um relatório que, essencialmente, diz que a nossa resposta tem sido lastimosamente insuficiente é algo que dá seriamente que pensar", disse Achim Steiner, Director Executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), em Nova Iorque, por ocasião do lançamento do relatório deste organismo, intitulado Global Environment Outlook: environment for development (GEO-4). (Mais ...)
UNRIC

Etiquetas:

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Quase 44 milhões levantaram-se contra a pobreza

São os números finais – e oficiais: mais de 43,7 milhões de pessoas participaram na semana passada na campanha “Levanta-te contra a pobreza”, quebrando o anterior recorde, de 23,5 milhões da campanha em 2006, divulgou a organização mundial da iniciativa esta quinta-feira. (Mais ...)
Fátima Missionária

Etiquetas:

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

ECOLOGIA: Dia das Nações Unidas apela à protecção do ambiente

Ban Ki-Moon, na sua mensagem para o Dia das Nações Unidas, celebrado a 24 de Outubro, avisa que “proteger o clima para as gerações presentes e futuras é do interesse de todos”. No texto pode ler-se que “já não se trata apenas de administração corrente”. O secretário-geral acrescentou: “Devemos conseguir garantir resultados positivos com o contributo doa países avançados e com os países em vias de desenvolvimento”. (Mais ...)
Fátima Missionária

Etiquetas:

CULTURA DA PAZ: Prémio Sakharov 2007 vai para o advogado sudanês Salih Mahmoud Osman

O vencedor do Prémio Sakharov 2007 é Salih Mahmoud Osman, advogado pelos direitos humanos no Sudão, anunciou hoje o Presidente do Parlamento Europeu. Osman trabalha com a Organização Sudanesa contra a Tortura, representando gratuitamente muitas das vítimas da guerra civil e dos abusos dos direitos humanos. O prémio será entregue na sessão plenária de 11 de Dezembro, em Estrasburgo, um dia depois da comemoração do 59° aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas. (Mais ...)

Etiquetas: ,

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO: Cardeal Martino pede que o mundo esteja livre de resíduos bélicos explosivos

O Cardeal Renato Raffaele Martino, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, lançou um apelo, no passado dia 18 de Outubro, para que se liberte o mundo dos resíduos bélicos explosivos, ao falar com Heidi Khun, fundadora da organização "Roots of Peace" (Raízes da Paz). (Mais ...)
Zenit

Etiquetas: ,

COOPERAÇÃO INTER-RELIGIOSA PARA A PAZ: Violência em nome de Deus é «blasfémia»

Os líderes de várias confissões cristãs e outras grandes religiões deixaram ontem em Nápoles um apelo contra a violência cometida em nome de Deus, classificada como uma "blasfémia". "Quem quer que utilize o nome de Deus para ferir o outro, cometer actos violentos, fazer a guerra, blasfema contra o nome de Deus", pode ler-se no documento conclusivo do Encontro Internacional pela Paz, promovido pela Comunidade de Santo Egídio. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

Início da Semana do Desarmamento (24 a 30 de Outubro)

Etiquetas:

CELEBREMOS A PAZ: Dia das Nações Unidas

* Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, por ocasião do Dia das Nações Unidas 2007

Etiquetas:

ECOLOGIA: Portugal recebe 34,8 M t de licenças de emissão de CO2

Portugal vai receber 34,8 milhões de toneladas de licenças anuais de emissão de dióxido de carbono (CO2) para 2008-2012, decidiu [no passado dia 22] a Comissão Europeia, que quer reduzir em 1,08 milhões de toneladas (3,1 por cento) a proposta de Lisboa. O plano nacional de atribuição de Portugal é o último dos planos dos 25 Estados Membros que participam no regime de atribuição de licenças de emissão, desde o seu lançamento em 2005, a ser avaliado, faltando apenas os últimos países a aderir à União Europeia - Bulgária e Roménia. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas: ,

ECOLOGIA: Cimeira sobre o ambiente começa hoje em França

Uma taxa sobre os veículos mais poluentes e o desenvolvimento da agricultura biológica são algumas das medidas que poderão sair da cimeira inédita sobre o ambiente, que começa hoje em Paris. Sob a promessa de lançar «uma revolução ecológica» em França, a cimeira reúne peritos, ecologistas, representantes do patronato, dos sindicatos, do Estado e das colectividades e termina quatro meses de debates sem precedentes sobre um largo conjunto de questões ligadas com as pressões económicas e com a protecção do planeta e do clima. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas: ,

CULTURA DA PAZ: 200 Desenhos de Humor contra a Discriminação

A exposição europeia de cartoon “Desigualdades, Discriminações e Preconceitos” pode ser vista na Estação do Rossio em Lisboa. Composta por cerca de 200 desenhos, a mostra apresenta os premiados, as menções honrosas e os melhores trabalhos do Concurso Europeu de Cartoon promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação em parceria com o Museu Nacional da Imprensa, no âmbito do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos – Por uma Sociedade Justa. (Mais ...)

Etiquetas: , ,

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

COOPERAÇÃO INTER-RELIGIOSA PARA A PAZ: Religiões unidas pela paz

Bento XVI encontrou-se em Nápoles com representantes de Igrejas e comunidades eclesiais , bem como de outras grandes religiões mundiais, defendendo que “as religiões podem e devem oferecer preciosos recursos para construir uma humanidade pacífica, porque falam de paz ao coração do homem”. Bento XVI marcou presença na cidade de Nápoles a convite da Arquidiocese local, que se uniu à Comunidade de Santo Egídio para promover o Encontro Internacional de líderes religiosos pela paz. Para além do Papa, marcam presença na cidade italiana o Patriarca Ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I; o Arcebispo Primaz da Igreja Anglicana, Rowan Willians; o Rabino chefe de Israel, Yona Metzger; o reitor da Universidade de Al-Azhar (Egipto), Ahmad Al-Tayyeb, bem vários representantes políticos. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

ECOLOGIA: TVRenovável

Novo canal do Portal das Energias Renováveis, que disponibiliza uma selecção de vídeos com reportagens, entrevistas, sobre as energias renováveis, alterações climáticas e eficiência energetica.

Etiquetas:

ECOLOGIA: Portal das Energias Renováveis

Após verificar uma lacuna no espaço cibernauta na área das Energias Renováveis (ER), um conjunto de pessoas, ligadas directa e indirectamente à área da energia, decidiram avançar com a ideia da criação de um portal subordinado ao tema das ER, o Portal das Energias Renováveis (PER). Na sua maioria o grupo é formado por jovens engenheiros que laboram nas áreas energéticas em Portugal, existindo também a colaboração de pessoas, investigadores e instituições ligadas ao meio. (Mais ...).
Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável

Etiquetas:

ECOLOGIA: Topten.pt

O TopTen é uma ferramenta de pesquisa on-line, que pretende orientar o consumidor na escolha de equipamentos que utilizamos no dia-a-dia que consomem energia desde electrodomésticos, a lâmpadas e automóveis. O critério de selecção fundamental é a eficiência energética dos mesmos. É também considerado o ciclo de vida dos produtos, os impactes na saúde, ambiente e o nível de qualidade dos mesmos. Esta ferramenta pretende mostrar aos consumidores que têm um papel no combate às alterações climáticas, e que cada um pode fazer melhorar o seu desempenho ambiental. É também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a melhoria contínua dos equipamentos fabricados. (Mais ...)

Etiquetas:

ECOLOGIA: Quercus lança site sobre Construção Sustentável

No passado dia 1 de Outubro, comemoração do dia Mundial do Habitat Humano, do dia Mundial da Arquitectura, este ano dedicado ao tema “Arquitectura sem Emissões”, e do dia Nacional da Água, a Quercus lançou um site alusivo ao tema “Construção Sustentável”. Este site pretende reunir informação acerca do ambiente construído sob vários indicadores de sustentabilidade para a construção, que foram divididos em: ordenamento do território, ar, água, construção, energia, resíduos e conforto. Pretende-se ainda que o utilizador possa, para além de consultar informação sobre o sector da Construção em Portugal, enviar dados, e interactivamente através deste site, contribuir com alertas para situações positivas e/ou negativas na construção no nosso país. (Mais ...)

Etiquetas:

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

MIGRANTES E ITINERANTES: Política imigração: Portugal em 2º lugar no MIPEX- Index de Políticas de Integração

O MIPEX, apresentado dia 16 de Outubro na Fundação Calouste Gulbenkian, que representa o mais completo estudo comparativo das medidas relativas à integração de imigrantes, em 28 países (25 Estados-membros da União Europeia, Canadá, Noruega e Suíça) coloca Portugal em segundo lugar, logo a seguir à Suécia, no que diz respeito à proximidade às melhores práticas no âmbito das políticas de integração de imigrantes. (Mais ...)
ACIDI

Etiquetas: ,

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO: Santa Sé pede um desarmamento nuclear pacífico

O Núncio Apostólico, D. Celestino Migliore, Observador Permanente da Santa Sé na ONU, assinalou a urgência em travar a proliferação nuclear, mas por via de acordos pacíficos e não uma acção militar. A sua posição foi reiterada na 62ª Assembleia Geral da ONU, quando o plenário debatia o desarmamento e a agenda de segurança mundial. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

CULTURA DA PAZ E JUVENTUDE: Concurso Europeu da Pax Christi 2008: Ecologia, Paz e Estilos de Vida

SE NÃO AGIRMOS , SERÁ DEMASIADO TARDE!

No mundo globalizado em que hoje vivemos, tudo está interligado! Também os nossos estilos de vida e comportamentos, individuais e familiares, e as escolhas que fazemos, ou deixamos de fazer, sobre alimentos, energia, comércio, transportes, etc., afectam a vida de outras pessoas em qualquer parte do mundo – sobretudo a dos mais pobres – e da própria Terra, nossa casa comum.
Tendo como uma das principais preocupações os problemas ecológicos e económicos enquanto factores de conflito (água, recursos energéticos, desflorestação…) e consciente de que só estilos de vida responsáveis e sustentáveis, que, em contraste com o domínio da lógica económica e do consumismo, “tenham como objectivo respeitar a criação e as reais exigências do desenvolvimento sustentável dos povos, levando em consideração o destino universal dos bens” (Bento XVI), nos permitirão alcançar um futuro sustentável, a secção portuguesa da Pax Christi, Movimento Católico Internacional para a Paz com mais de 100 organizações membros activas em todo o mundo, propõe um concurso para promover junto dos jovens a reflexão sobre a paz e ao mesmo tempo incentivar a sua criatividade sobre o tema “Ecologia, Paz e Estilos de Vida”.
Trata-se de um concurso europeu, organizado em parceria com as secções alemã, britânica, francesa, belga e italiana do movimento e destina-se a todos os jovens, entre os 15 e os 18 anos, que frequentam o ensino secundário público, privado e cooperativo. A partir da interpelação “Se não agirmos JÁ, será demasiado tarde!”, os jovens, em equipas de quatro, são convidados a criar, numa sequência com a duração máxima de 3 minutos (num clip de vídeo digital ou em PowerPoint), um «spot» de sensibilização para a necessidade de mudar estilos de vida e comportamentos que ponham em causa (1) a protecção e o respeito pela natureza e (2) o desenvolvimento e a partilha dos recursos do nosso planeta. Devem ter o apoio de um professor que esteja disponível para acompanhar a equipa vencedora na viagem. O prémio será uma viagem-encontro a Florença (Itália), com as equipas vencedoras dos países participantes: Alemanha, Reino Unido, França, Bélgica, Itália e Portugal.
Estamos perante um momento crítico na história da Terra – como adverte a Carta da Terra –, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro: ou nos comprometemos todos a cuidar da Terra e uns dos outros, ou pomos em risco a nossa existência e a da diversidade da vida!

Mais informações aqui!

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: 23 mil assinaturas contra a pobreza na Assembleia da República

Às 10 horas desta manhã, a petição contra a pobreza promovida pela Comissão Nacional Justiça e Paz, dava entrada na Assembleia da República. A CNJP entregou nas mãos do Presidente do órgão de soberania, Jaime Gama e do representante da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Osvaldo Castro, cerca de 23 mil assinaturas. A legislação indica agora, que a petição deverá ser levada a plenário na Assembleia da República, “uma vez que ultrapassa o limite estabelecido de assinaturas pedidas”. Haverá posterior debate por parte das bancadas parlamentares para se pronunciarem sobre esta questão e só depois o assunto será tratado com maior profundidade pela respectiva Comissão. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: , ,

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Indicadores sobre a pobreza: Portugal e União Europeia

A pobreza e a exclusão social constituem um dos maiores desafios do nosso século, na medida em que colidem com o exercício dos direitos fundamentais dos seres humanos. Os objectivos de desenvolvimento do Milénio, definidos pela ONU em 2000 reflectem este enorme desafio e definem como meta a redução da pobreza extrema, para metade até 2015. A União Europeia, a partir da Cimeira de Lisboa (2000), assumiu também estas problemáticas comocentrais no processo de construção europeia, posicionando o objectivo da coesão social ao mesmo nível do crescimento económico e do emprego. Os dados estatísticos existentes sobre a pobreza e a exclusão social não revelam, por si só, todas as dimensõesdestes flagelos, mas aproximam-nos da realidade e permitem-nos ir avaliando o caminho que estamos a percorrer, pelo que se torna útil compilar alguns indicadores sobre estes fenómenos. (Mais ...)
REAPN

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: A erradicação da pobreza constrói-se todos os dias!

No assinalar do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza - 17 de Outubro -, a Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal (REAPN) apresenta “8 propostas de acção estratégicas prioritárias” para que o assinalar deste dia “não se transforme em mais uma rotina sem significado e, sobretudo, sem consequências”. A pobreza é apontada como “uma enorme injustiça social e a sua não erradicação é uma clara violação dos mais básicos direitos humanos”. A situação de pessoas expostas a situações de pobreza “não é nem ética, nem politicamente aceitável”, sublinham num comunicado enviado à Agência ECCLESIA. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Bento XVI associa-se à jornada pela erradicação da pobreza

Bento XVI deixou esta manhã um apelo ao compromisso dos cristãos pela melhoria das condições de vida de todos os seres humanos, assinalando o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Falando aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, para a audiência geral desta semana, o Papa lembrou "todas as pessoas que têm de enfrentar condições de vida difíceis". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: , ,

CELEBREMOS A PAZ: Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza


* Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, por ocasião do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17 de Outubro de 2007)

* Site oficial: http://www.un.org/esa/socdev/social/intldays/IntlDay/2007intlday.html

Etiquetas:

terça-feira, 16 de outubro de 2007

CELEBREMOS A PAZ: Dia Mundial da Alimentação

O direito à alimentação


Site oficial: http://www.fao.org/wfd2007/index_wfd2007.html

Etiquetas:

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

ECUMENISMO: Moscovo abandona trabalhos da comissão teológica católico-ortodoxa

A Igreja Ortodoxa da Rússia abandonou os trabalhos da última reunião da Comissão Mista Internacional para o diálogo teológico católico-ortodoxo, que se concluiu este Domingo na cidade italiana de Ravenna. O delegado do Patriarcado de Moscovo justificou esta decisão com a presença, na reunião plenária, de delegados da Igreja da Estónia, declarada "autónoma" pelo Patriarca Ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, um dos principais impulsionadores do diálogo entre Roma e o mundo da ortodoxia. Este caso demonstrou que uma das principais dificuldades para o diálogo católico-ortodoxo é, neste momento, a discussão sobre o estatuto dos vários patriarcados dentro das próprias Igrejas Ortodoxas. Já no ano passado, o representante da Igreja Ortodoxa russa, o Bispo Hilarion, levantara questões de ordem interna e relativas ao primado de honra da sede de Constantinopla entre as Igrejas Ortodoxas, algo que a Igreja Católica não entende ser sua missão discutir. (Mais ...)
Agência Ecclesia

* Comunicado da X Sessão Plenária da Comissão Mista Internacional para o diálogo teológico católico-ortodoxo, Ravenna, Itália, 8-14 de Outubro de 2007

Etiquetas:

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Para 20 mil pessoas, a pobreza é uma violação de direitos humanos

Na próxima quarta-feira, dia 17, às 10 horas, a Comissão Nacional Justiça e Paz fará a entrega ao Presidente da Assembleia da República de uma petição subscrita por cerca de 20 mil pessoas na qual se solicita que aquele Órgão de Soberania reconheça que a pobreza é uma violação de direitos humanos. Além das assinaturas individuais, a petição é apoiada por um conjunto de entidades com reconhecido empenhamento na defesa dos direitos humanos. Com este gesto de entrega formal da petição no dia internacional de luta contra a pobreza, a Comissão Nacional Justiça e Paz associa-se às iniciativas que, neste dia, por toda a parte, procuram chamar a atenção da opinião pública e dos Governos para a pobreza no Mundo, denunciando-a como uma situação intolerável, quando a Humanidade no seu todo dispõe de recursos materiais e de conhecimento suficientes para pôr termo a este flagelo social.
CNJP

Etiquetas: ,

DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO: Santa Sé pede proibição de testes nucleares

A Santa Sé defendeu, no passado dia 18 de Setembro, a imediata implementação do Tratado de Interdição Completa de Ensaios Nucleares (CTBT), durante a V Conferência sobre o tema que decorreu em Viena. D. Michael W. Banach, que liderou a delegação do Vaticano, defendeu que "no mundo contemporâneo, marcado pela ameaça do terrorismo e pelas crises nas relações e nas organizações internacionais", são bem-vindas as medidas "para combater o terrorismo nuclear". As mesmas medidas devem impedir "organizações criminosas e outros actores de possuírem armas de destruição em massa". A Santa Sé convidou todos os Estados a "retomar o processo de desarmamento nuclear", considerando que os testes nucleares são "sinal de uma cultura de guerra e de morte".
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

CELEBREMOS A PAZ: Prémio Nobel da Paz atribuído a Al Gore e ao IPCC

O Nobel da Paz foi atribuído na passada sexta-feira ao antigo vice-presidente norte-americano Al Gore e ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)) da ONU pelos esforços para aumentar o conhecimento sobre mudanças climáticas, anunciou o comité Nobel norueguês. O prémio foi atribuído conjuntamente «pelos esforços de recolha e difusão de conhecimentos sobre as mudanças climáticas provocadas pelo Homem e por terem lançado os fundamentos para a adopção de medidas necessárias para a luta contra estas alterações», declarou em Oslo o presidente do comité Nobel norueguês, Ole Danbolt Mjoes. O Nobel ser-lhes-á entregue em Oslo a 10 de Dezembro. (Mais ...)

Etiquetas:

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza: dar voz aos excluídos

Para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza - dia 17 de Outubro-, a Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal (REAPN) irá organizar três Fóruns Regionais (Coimbra, Évora e Porto) com o objectivo de “dar voz aos excluídos”, às pessoas que normalmente não a têm em quase nenhuma circunstância e de promover a discussão – e a participação – dessas pessoas, de forma a poderem pronunciar-se sobre as medidas de política social que as afectam directa ou indirectamente. (Mais ...)
REAPN

Etiquetas:

CELEBREMOS A PAZ: 10 de Outubro, Dia Europeu contra a Pena de Morte

O Conselho da Europa proclamou em Lisboa 10 de Outubro Dia Europeu contra a Pena de Morte, na abertura da conferência "A Europa contra a Pena de Morte", organizada no âmbito da Presidência Portuguesa da UE. "Proclamo solenemente em nome do Conselho da Europa a instituição de um dia europeu contra a pena de morte, que será celebrado a 10 de Outubro de cada ano", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros sérvio e presidente do Conselho dos Ministros do Conselho da Europa, Vuc Jeremic. "Confirmamos assim a Europa como uma zona livre da pena de morte", disse, adiantando esperar que "muitos em todo o mundo adiram também a esta nobre causa". (Mais ...)
RTP

Etiquetas:

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

DIREITOS HUMANOS: Conferência sobre "Tráfico de seres humanos e género"

A Presidência da União Europeia propôs-se organizar em Outubro uma conferência alicerçada na importância de adoptar uma estratégia de coordenação e de responsabilidade partilhada contra o tráfico de seres humanos. A conferência decorrerá nos dia 8 e 9 de Outubro no edifício da Alfândega no Porto, e contará com a presença de peritos das áreas da Igualdade de Género, Violência de Género e Tráfico de Seres Humanos. (Mais ...)
ACIDI

Etiquetas:

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO: Vaticano intervém sobre desarmamento

O arcebispo Dominique Mamberti lembrou, em Nova Iorque, a necessidade de "dar novo vigor ao tratado de não proliferação das armas nucleares" e empenhar-se no desarmamento. “Nas difíceis encruzilhadas em que se encontra hoje a humanidade, o uso da força já não representa uma solução sustentável” afirmou Dominique Mamberti, secretário do Vaticano para as relações com os estados, na sua intervenção na 62ª sessão da Assembleia-geral das Nações Unidas (ONU). É preciso “ajudar a conferência sobre o desarmamento a encontrar uma saída para o impasse em que está a definhar já há mais de um decénio”, disse o arcebispo. Exortou ainda a ONU “a dar passos ulteriores para o controlo das armas convencionais, incluindo as de pequeno calibre e as armas ligeiras”. (Mais ...)
Fátima Missionária

Etiquetas: ,

ECOLOGIA: Participação dos portugueses na reciclagem aumenta 50%

O número de portugueses que separa as embalagens usadas para reciclagem aumentou 50% entre 2004 e 2007, de acordo com o estudo realizado pela Intercampus para a Sociedade Ponto Verde (SPV). Cerca de 63% dos portugueses separam actualmente o lixo doméstico, o que permite concluir que a população nacional está cada vez mais emprenhada em contribuir para um melhor ambiente. Contudo, há ainda muitas embalagens usadas que continuam a ser colocadas no lixo indiferenciado. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

ÁSIA-PACÍFICO: Líderes cristãos de Myanmar pedem solução pacífica à junta militar

Os representantes cristãos católicos e das demais confissões de Myanmar pediram ao presidente da Junta Militar que governa o país asiático que encontre uma solução pacífica para a crise actual. O apelo aparece numa carta assinada pelo arcebispo Charles Bo, secretário-geral da Conferência Episcopal católica de Mianmar, e pelo arcebispo Samuel Mahn San Si Htay, presidente do Conselho das Igrejas do país. (Mais ...)
Zenit

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Vaticano critica políticas migratórias restritivas

O Vaticano manifestou-se na ONU contra as políticas migratórias restritivas que não respeitam os direitos humanos fundamentais. Na sua intervenção na 62ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o Arcebispo Dominique Mamberti disse que "a 'fé' na dignidade humana exige que os problemas migratórios sejam vistos no contexto dos direitos humanos, familiares e infantis". O Secretário do Vaticano para as relações com os Estados reconheceu o direito dos governos de combaterem a imigração ilegal, mas disse que "ninguém pode justificar medidas que colocam vidas em risco e que ofendem gravemente a dignidade humana e os direitos". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: , ,

CULTURA DA PAZ: Nobel Alternativo para empresa do Bangladesh

A fundação «Right Livelihood Award» distinguiu [ontem] com o chamado Prémio Nobel Alternativo uma empresa sem fins lucrativos do Bangladesh e quatro pessoas, reconhecendo assim o compromisso na luta pela Paz e protecção do ambiente. A empresa do Bangladesh Grameen Shakti, o antigo juiz do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) Christopher Weeramantry, a pacifista queniana Dekaha Ibrahim Abdi e os agricultores canadianos Percy e Louise Schmeiser vão dividir os dois milhões de coroas suecas (cerca de 217 mil euros) do prémio. Este galardão, anunciado anualmente pela fundação 'Right Livelihood Award', reconhece o trabalho social de pessoas e instituições de todo o mundo e é considerado a 'ante-sala' do Prémio Nobel da Paz. O «Prémio Modo de Vida Correcto» foi criado em 1980 pelo escritor e antigo eurodeputado sueco-alemão Jakob von Uexkull e desde a sua criação já foi entregue a mais de cem pessoas de 50 países. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

terça-feira, 2 de outubro de 2007

DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: O Papel das Religiões para o Mundo do Século XXI

Qual o papel das religiões no futuro do nosso mundo? O seu influxo é benéfico na construção da paz e do entendimento entre povos e culturas ou, pelo contrário, é de prever um avanço do fundamentalismo e da consequente insegurança e conflitualidade? Que podemos esperar do futuro? Estas são as questões sobre as quais o Ciclo de Conferências «Futuro Previsível - Futuro Desejável, O Papel das Religiões para o mundo do Século XXI», organizado pela SEDES e pela Universidade Católica Portuguesa, com início a 4 de Outubro, irá fomentar a reflexão. (Mais ...)
SEDES

Etiquetas: ,

DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: Religiões, Diversidade e Não-Discriminação

No próximo dia 19 de Outubro, no Auditório da Fundação Mário Soares, Lisboa, realizar-se-á um seminário sobre “Religiões, Diversidade e Não-Discriminação”. Esta iniciativa é promovida pela «Estrutura de Missão do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos - Por Uma Sociedade Justa – 2007» e integrada nas comemorações do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos. Programa disponível aqui.
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

ÁSIA-PACÍFICO: Mais de 352 mil pedem fim da violência na Birmânia

Eram pedidas 200 mil assinaturas, mas são já mais de 450 mil, que pedem junto do Conselho de Segurança das Nações Unidas e do Governo chinês para que imponham a via pacífica e diplomática à Junta Militar, que governa ditatorialmente a Birmânia. À proposta da Avaaz.org – uma organização não-governamental, que se define como “uma comunidade de cidadãos de todo o mundo [que enfrentam] as grandes questões prementes do mundo actual” –, milhares de pessoas mobilizaram-se contra o Governo birmanês que continua a esmagar com mão-de-ferro as manifestações pacíficas em defesa da democracia neste país asiático. (Mais ...)
Pode assinar a petição em: http://www.avaaz.org/po/stand_with_burma/n.php/?cl=21064995.
Fátima Missionária

Etiquetas:

CELEBREMOS A PAZ: Dia Internacional da Não-violência

Celebra-se hoje o primeiro Dia Internacional da Não-violência, aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi, líder do movimento de Independência da Índia e pioneiro da filosofia e da estratégia da não-violência. De acordo com a resolução A/RES/61/271 da Assembleia Geral das Nações Unidas de 15 de Junho de 2007, a qual estabelece a comemoração, o Dia Internacional é uma ocasião para "disseminar a mensagem da não-violência, inclusive através da educação e da consciência pública". A resolução reafirma "a relevância universal do princípio da não-violência" e o desejo de "conseguir uma cultura de paz, tolerância, compreensão e não-violência".
* Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas

Etiquetas:

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

ÁSIA-PACÍFICO: A Pax Christi Internacional reage à situação em Myanmar

Numa carta endereçada ao Secretário-geral das Nações Unidas, a Pax Christi Internacional (PCI) expressou a sua profunda preocupação relativamente à escalada de violência em Myanmar, e à situação dos manifestantes não-violentos. A PCI urge o Conselho de Segurança das Nações Unidas a pressionar a Junta Militar de Myanmar a refrear o uso da força, e a assegurar a segurança dos que foram detidos. Carta, em inglês, disponível aqui.

Etiquetas: ,