a OBSERVATÓRIO DA PAX: CULTURA DA PAZ E JUVENTUDE: Concurso Europeu da Pax Christi 2008: Ecologia, Paz e Estilos de Vida

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

CULTURA DA PAZ E JUVENTUDE: Concurso Europeu da Pax Christi 2008: Ecologia, Paz e Estilos de Vida

SE NÃO AGIRMOS , SERÁ DEMASIADO TARDE!

No mundo globalizado em que hoje vivemos, tudo está interligado! Também os nossos estilos de vida e comportamentos, individuais e familiares, e as escolhas que fazemos, ou deixamos de fazer, sobre alimentos, energia, comércio, transportes, etc., afectam a vida de outras pessoas em qualquer parte do mundo – sobretudo a dos mais pobres – e da própria Terra, nossa casa comum.
Tendo como uma das principais preocupações os problemas ecológicos e económicos enquanto factores de conflito (água, recursos energéticos, desflorestação…) e consciente de que só estilos de vida responsáveis e sustentáveis, que, em contraste com o domínio da lógica económica e do consumismo, “tenham como objectivo respeitar a criação e as reais exigências do desenvolvimento sustentável dos povos, levando em consideração o destino universal dos bens” (Bento XVI), nos permitirão alcançar um futuro sustentável, a secção portuguesa da Pax Christi, Movimento Católico Internacional para a Paz com mais de 100 organizações membros activas em todo o mundo, propõe um concurso para promover junto dos jovens a reflexão sobre a paz e ao mesmo tempo incentivar a sua criatividade sobre o tema “Ecologia, Paz e Estilos de Vida”.
Trata-se de um concurso europeu, organizado em parceria com as secções alemã, britânica, francesa, belga e italiana do movimento e destina-se a todos os jovens, entre os 15 e os 18 anos, que frequentam o ensino secundário público, privado e cooperativo. A partir da interpelação “Se não agirmos JÁ, será demasiado tarde!”, os jovens, em equipas de quatro, são convidados a criar, numa sequência com a duração máxima de 3 minutos (num clip de vídeo digital ou em PowerPoint), um «spot» de sensibilização para a necessidade de mudar estilos de vida e comportamentos que ponham em causa (1) a protecção e o respeito pela natureza e (2) o desenvolvimento e a partilha dos recursos do nosso planeta. Devem ter o apoio de um professor que esteja disponível para acompanhar a equipa vencedora na viagem. O prémio será uma viagem-encontro a Florença (Itália), com as equipas vencedoras dos países participantes: Alemanha, Reino Unido, França, Bélgica, Itália e Portugal.
Estamos perante um momento crítico na história da Terra – como adverte a Carta da Terra –, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro: ou nos comprometemos todos a cuidar da Terra e uns dos outros, ou pomos em risco a nossa existência e a da diversidade da vida!

Mais informações aqui!

Etiquetas: ,