CULTURA DA PAZ E JUVENTUDE: CNJP promove festa de crianças e jovens pelo desarmamento
Etiquetas: CNJP, CULTURA DA PAZ E JUVENTUDE
a
Pax Christi Portugal - Movimento Católico Internacional ao Serviço da Paz http://www.paxchristiportugal.net | https://www.facebook.com/pax.portugal
Etiquetas: CNJP, CULTURA DA PAZ E JUVENTUDE
Mais de 200 imagens que marcaram Portugal e o mundo, seleccionadas pela World Press Photo 2006 e pelo Prémio Fotojornalismo Visão/BES, vão estar expostas no Centro Cultural de Belém (CCB) a partir desta sexta-feira. As fotografias estão distribuídas no Centro de Exposições do CCB por dez temas - desde o retrato, actualidade, natureza, desporto, personalidades, ciência, vida quotidiana, artes - e «contam histórias de uma forma especial para que não as esqueçamos». Em 62 painéis, a exposição deste ano percorre eventos marcantes do mundo, muitos deles retirados de tragédias humanas, nomeadamente a destruição provocada pelo furacão Katrina nos Estados Unidos, ou do Tsunami no sudeste asiático, a violência das guerrilhas na Guatemala, a fome e a miséria em diversos países africanos. As exposições estarão patentes ao público no CCB até 22 de Outubro, de terça a domingo, das 10:00 às 19:00. (Mais ...)
Etiquetas: EVENTOS
O actual clima de violência poderá comprometer a realização de eleições em Timor-Leste, previstas para Abril ou Maio de 2007, afirmou o Bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento. É difícil, a continuar este clima (de violência). Sem dúvida nenhuma que vai haver dificuldade", disse, em declarações à agência Lusa. D. Basílio do Nascimento confessa já não entender por que razão continuam os confrontos. "Num dado momento entendi alguma coisa. Hoje digo, sinceramente, que não estou a entender nada e foi isso que disse ao ministro", acrescentou, à saída de um encontro com o ministro de Estado e da Administração Interna de Portugal, António Costa, na residência oficial da Embaixada de Portugal. (Mais ...)
Etiquetas: ÁSIA-PACÍFICO
Etiquetas: EUROPA
Etiquetas: ÁSIA-PACÍFICO
Etiquetas: JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL
O antigo Secretário do Vaticano para as relações com os Estados, Arcebispo Giovanni Lajolo, reafirmou perante a 61ª Sessão da Assembleia Geral da ONU a vontade da Igreja Católica em dialogar com o mundo islâmico. D. Lajolo, actual governador do Estado da Cidade do Vaticano, citou a intervenção de Bento XVI na audiência geral de 20 de Setembro, em que o Papa explicou o alcance da sua lição na Universidade de Regensburg, durante a visita pastoral à Baviera. O representante católico explicou que se tratava de rejeitar a violência em nome da religião “no contexto de uma visão crítica de uma sociedade que tenta excluir Deus da vida pública". (Mais ...)
Etiquetas: DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
Etiquetas: ECUMENISMO
Sexta-feira dia 29 de Setembro às 18h00, na Rua Garrett (Lisboa), numa iniciativa conjunta do ACIME e da Associação CAIS, é apresentada a Agenda 2007 CAIS/ACIME. A imigração é o tema da Agenda 2007 CAIS/ACIME, lançada no dia 29 de Setembro pelo ACIME. A agenda utiliza os doze meses do ano para fazer alusão às doze fases do processo de imigração e às principais doze comunidades imigrantes em Portugal, originárias de Moçambique, China, Moldávia, Brasil, Rússia, Cabo Verde, Ucrânia, Índia, São Tomé e Príncipe, Angola, Roménia e Guiné-Bissau. Através da fotografia e da palavra, a agenda permite tomar contacto com a realidade de doze imigrantes que começam por sentir a angústia do desconhecido para, posteriormente, adquirirem confiança com o primeiro emprego, os primeiros amigos, a aprendizagem e o progresso. A agenda será apresentada sob a forma de um colóquio dedicado à imigração. (Mais ...)
Etiquetas: EVENTOS
O Cardeal-Patriarca de Lisboa acredita que é possível ir mais longe no diálogo com o mundo islâmico, mas defende que não pode haver cedências em “valores fundamentais”. “Não podemos ceder, em nome do entendimento, quanto a valores fundamentais que são os da nossa civilização e os da nossa convivência”, assinalou, num encontro com os media, no início do ano pastoral. D. José Policarpo disse que seria um “erro de perspectiva” centrar os problemas da humanidade de hoje na relação entre cristãos e muçulmanos, do qual “pagaríamos caras consequências”. Falando esta terça-feira, no Mosteiro de São Vicente de Fora, D. José Policarpo assegurou que é preciso “dar o passo seguinte" apostando no debate cultural. (Mais ...)
Etiquetas: DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
Etiquetas: ECOLOGIA PAZ E ESTILOS DE VIDA
Etiquetas: CULTURA DA PAZ E JUVENTUDE
O Cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, considera que as relações entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas estão a melhorar de forma significativa. Prova disso foi o retomar, na semana passada, dos trabalhos da Comissão mista internacional para o diálogo teológico católico-ortodoxo, sobre o tema “A Teologia da comunhão”. Para o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, é fundamental sublinhar a “atmosfera fraterna, positiva e construtiva” em que decorreu o encontro de Belgrado, apesar das questões levantadas pelo representante da Igreja Ortodoxa russa, o Bispo Hilarion – de ordem interna e relativas ao primado de honra da sede de Constantinopla entre as Igrejas Ortodoxas, algo que a Igreja Católica não entende ser sua missão discutir. (Mais ...)
Etiquetas: ECUMENISMO
Bento XVI deixou hoje votos de que o turismo seja capaz de promover o diálogo e o respeito entre culturas. Esta quarta-feira celebra-se o Dia Mundial do Turismo. Falando aos cerca de 30 mil peregrinos reunidos na Praça de São Pedro para a audiência geral desta manhã, o Papa assinalou que, através deste diálogo, o turismo pode tornar-se “uma porta aberta para a paz e a convivência harmoniosa”. Estas palavras lembraram a mensagem de Bento XVI para este Dia Mundial, intitulada “O turismo enriquece”. O Papa reafirmou que o turismo é “um fenómeno social importante no mundo contemporâneo”.
Etiquetas: CULTURA DA PAZ E JUVENTUDE
Etiquetas: DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO, PAX CHRISTI
A Igreja Católica na Suíça lamentou a aprovação de novas leis mais restritivas para a imigração e o direito de asilo, após o referendo ontem realizado no país. Cerca de 68 por cento dos suíços votou a favor da nova lei sobre a imigração e 67,8 por cento a favor de limitar as condições de acesso ao direito de asilo. Para a Conferência Episcopal Suíça, ganhou o “medo da invasão e do estrangeiro”. As Igrejas cristãs empenharam-se na campanha contra o endurecimento das leis do asilo e da imigração, mas os seus argumentos não foram acolhidos pela população.(Mais ...)
Bento XVI fez hoje votos de que cristãos e muçulmanos possam trabalhar em conjunto para “evitar qualquer forma de intolerância e opor-se a todas as manifestações de violência”. O Papa recebeu em Castel Gandolfo diplomatas de 22 países de maioria islâmica, convocados após a polémica surgida por causa do discurso papal em Regensburg. Neste encontro, Bento XVI falou da necessidade de “relações inspiradas na confiança” entre todas as partes, desejando que os laços criados ao longo dos últimos anos não sejam afectados e se possam desenvolver “num espírito de diálogo sincero e respeitoso, fundado no conhecimento recíproco”. (Mais ...)
A revista missionária “Além-Mar” apresenta na sua edição de Setembro uma peça dedicada à perseguição religiosa na Arábia Saudita, que já foi classificada como o segundo país mais intolerante em matéria de liberdade religiosa. A Muttawa, polícia religiosa da Arábia Saudita é apresentada como responsável por inúmeros casos de perseguição a cristãos. O mais recente divulgado pela imprensa aconteceu no dia 9 de Junho de 2006, quando a Muttawa prendeu quatro líderes cristãos, surpreendidos a dirigir um encontro de oração numa casa particular em Yedá, no distrito de Al-Rowaise. Dois dos presos eram originários da Etiópia e outros dois da Eritreia. Os quatro lideravam um grupo de cerca de 100 pessoas que costumavam reunir-se em privado para rezar. Detidos na cadeia para imigrantes de Jeddah, foram posteriormente deportados para os respectivos países de origem. (Mais ...)
A Santa Sé voltou a pedir à comunidade internacional que resolva a crise nuclear no Irão através de negociações. O subsecretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Pietro Parolin, reiterou este apelo na Assembleia-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), em Viena. “A propósito dos recentes desenvolvimentos das negociações internacionais sobre o programa nuclear do Irão, a minha delegação pretende reiterar que a Santa Sé está firmemente convencida de que as actuais dificuldades podem e devem ser superadas por meio dos canais diplomáticos, fazendo uso de todos os instrumentos que a diplomacia tem à sua disposição", afirmou. (Mais ...)
Etiquetas: CONCURSO EUROPEU 2007, CULTURA DA PAZ E JUVENTUDE, PAX CHRISTI
Com base na percepção de quase 37 mil alunos e de mais de 9 mil professores, que responderam ao inquérito da Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO), esta fez um retrato da segurança que se vive em 204 escolas secundárias portuguesas. Este estudo evidencia alguns sinais inquietantes ao nível da segurança e criminalidade. Medo, insegurança, receio em falar ou menor prazer em ir às aulas e estudar, e também absentismo escolar, são reacções diagnosticadas. (Mais ...)
Realiza-se a partir de hoje em Siguenza, Espanha, uma reunião do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que todos os anos se reúne e é composto por países que vão além da União Europeia e este ano discute a “Migração e Juventude: hipótese para a Igreja e para a sociedade na Europa”. (Mais ...)
A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) irá realizar um seminário, a 21 de Outubro, sobre “Relações Laborais em Portugal: que novas perspectivas – debate em torno do livro verde”. Esta iniciativa será em Lisboa, no ISCTE, e é organizado pelo grupo de trabalho «Economia e sociedade» da Comissão Nacional Justiça e Paz. Com apresentação do tema por António Dornelas (coordenador do livro verde), comentários de Pedro Adão e Silva, professor convidado do ISEG, e Ulisses Garrido (sindicalista) e moderação de Margarida Chagas Lopes (professora). (Mais ...)
De 18 a 25 de Setembro celebra-se em Belgrado a IX Sessão Plenária da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa. Com o encontro de Belgrado, a Comissão retoma os seus trabalhos após a sessão plenária de Baltimore (EUA) em Julho de 2000. (Mais ...)
Bento XVI voltou esta manhã a negar que tenha querido ofender o Islão com a sua intervenção na Universidade de Regensburg (Alemanha), a 12 de Setembro passado. Perante cerca de 20 mil peregrinos reunidos para a audiência geral, na Praça de São Pedro, o Papa frisou que "não queria, de modo algum, fazer minhas as palavras negativas pronunciados pelo imperador medieval neste diálogo". "O seu polémico conteúdo não exprime a minha convicção pessoal, a minha intenção era muito diferente: partindo daquilo que Mauel II diz, em seguida, de forma positiva – com uma palavra muito bela a respeito da racionalidade que deve guiar a transmissão da fé – queria explicar que não (deve haver) religião e violência, mas que religião e razão caminham lado a lado", disse. Bento XVI manifestou ainda o seu "profundo respeito pelas grandes religiões e em particular pelos muçulmanos", "que adoram o Deus único". Nesse sentido, lamentou que as suas palavras tenham sido "infelizmente mal interpretadas". (Mais ...)
O observador permanente da Santa Sé junto dos serviços especializados da ONU em Genebra, Arcebispo Silvano Maria Tomasi, pediu que o discurso de Bento XVI em Regensburg seja “colocada na perspectiva correcta, num espírito de paz e diálogo construtivo”. Segundo este responsável, no centro do discurso do Papa estava “um renovado compromisso no diálogo entre as religiões e a recusa da violência, que todos os crentes, incluindo os cristãos, devem assumir”. Falando na segunda reunião do novo Conselho para os Direitos Humanos das Nações Unidas, D. Tomasi frisou que Bento XVI pretendeu “alargar o horizonte da razão, para que inclua a dimensão da religião e, a partir daí, iniciar um diálogo universal baseado na razão”. (Mais ...)
Etiquetas: MÉDIO ORIENTE, PAX CHRISTI
No dia 26 de Setembro realiza-se, no Auditório do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI), uma Mesa Redonda sobre Imigração e Minorias Étnicas na Agenda Mediática. Esta iniciativa tem como objectivos contribuir para a compreensão das estratégias que poderão levar causa da imigração e das minorias étnicas a entrar na agenda mediática, assim como debater o papel da comunicação social nas representações sociais da população em geral em torno das questões da imigração e das minorias étnicas. Pretende-se ainda reflectir sobre a eficácia da comunicação na divulgação de causas sociais, nomeadamente de questões ligadas à imigração e minorias étnicas junto da sociedade civil, e conhecer os diferentes actores dos diversos meios de comunicação social e as suas competências. Finalmente, mobilizar os dirigentes associativos para a participação numa futura acção de formação sobre o tema das competências necessárias para a concepção, implementação e avaliação de estratégias de comunicação junto dos meios de comunicação social. (Mais ...)
Bento XVI lançou hoje um apelo em favor do respeito pelas diversas convicções religiosas, condenando "qualquer forma de violência". O Papa manifestou-se num telegrama enviado à Superiora Geral das Missionárias da Consolata, por meio do Secretário de Estado do Vaticano, após o assassinato da religiosa italiana Leonella Sgorbati, na Somália. (Mais ...)
Os dirigentes do mundo reúnem-se a partir de hoje e até dia 29 em Nova Iorque para a Assembleia-geral da ONU dedicada às ambições nucleares do Irão, processo de paz no Médio Oriente e crise em Darfur. A sessão, que decorre durante duas semanas, e os vários encontros que se realizarão à margem vão também debater a situação no Afeganistão, a estratégia global da ONU contra o terrorismo e os meios necessários para manter o processo de paz na Costa do Marfim. (Mais ...)
Entre Agosto deste ano e o mesmo mês de 2005, a taxa de desemprego em Portugal aumentou 2%. Os dados são do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com a mesma fonte, estão, nesta altura, inscritas mais de 436 mil pessoas nos centros de emprego - inscrições que provêem de trabalhadores desempregados, registadas no final do mês de Agosto. Em termos anuais, e de acordo com o relatório apresentado hoje na página do IEFP, há uma quebra de 6%, consequência de menos 28 mil desempregados inscritos, mas na análise das novas inscrições, entre Agosto deste ano e o mesmo mês do ano passado, verifica-se um aumento de 2%. (Mais ...)
Legais ou ilegais, os imigrantes são seres humanos e têm direitos, diz o representante da Santa Sé junto das Nações Unidas. O monsenhor Nicholas di Marzio reconheceu o direito dos Estados soberanos decidirem a abertura ou não das suas fronteiras a estrangeiros, mas sublinha que os movimentos migratórios constituem uma riqueza. O representante do Vaticano afirma igualmente a preocupação com a situação daqueles que são obrigados a emigrar, das vítimas de tráfico, e as vítimas de escravatura humana.
Sete países árabes, a Turquia e Irão reclamaram ontem de Bento XVI "desculpas claras e francas" pelas suas declarações sobre o Islão, após uma reunião dos seus ministros do Interior. O encontro, na cidade saudita de Jiddá, centrado nos meios de garantir a segurança nas fronteiras do Iraque, reuniu os ministros do Iraque, Arábia Saudita, Jordânia. Bahrein, Síria, Egipto, Kuwait, Irão e Turquia. Na sua declaração final, os ministros "denunciam as declarações do Papa nocivas para o Islão e os muçulmanos e exigem que apresente desculpas claras e francas". (Mais ...)
O Vaticano lançou uma iniciativa diplomática para explicar aos países muçulmanos a posição do Papa Bento XVI sobre o Islão, na sequência da polémica suscitada pelo discurso do Sumo Pontífice durante o qual foi citada uma passagem de um texto medieval que critica aquela religião e a "jihad" (guerra santa). O novo secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, revela hoje na edição do diário italiano "Corriere della Sera" que o Estado católico encarregou "os núncios [embaixadores do Vaticano] nos países muçulmanos de explicarem a declaração às autoridades políticas e religiosas dos países e de darem a conhecer o texto do Santo Padre para valorizar os elementos até aqui ignorados". (Mais ...)
Bento XVI, ontem antes da recitação do Angelus, quis precisar o sentido do seu discurso na Universidade de Reggensburg, na passada terça-feira, manifestando-se “profundamente desolado” pelas reacções desencadeadas no mundo islâmico por uma breve passagem considerada ofensiva para a sensibilidade dos crentes muçulmanos. O Papa disse que o trecho não corresponde ao seu pensamento sobre o Islão. Era uma citação de um texto medieval que não exprime de maneira nenhuma o seu pensamento pessoal. “Espero que isto possa apaziguar os espíritos e esclarecer o verdadeiro significado do meu discurso em Regensburg que na sua totalidade era e é um convite ao diálogo franco e sincero no respeito recíproco”, acrescentou depois o Papa recordando que o Cardeal Bertone, Secretário de Estado, publicou no sábado uma declaração que explica o significado das suas palavras. (Mais ...)
Etiquetas: CELEBREMOS A PAZ
Os Estados Unidos denunciaram hoje a deterioração das liberdades religiosas no Irão, em Israel e em outros países, em 2005-2006, num relatório anual do departamento de Estado sobre o tema. O relatório, que estabelece o quadro da evolução das liberdades religiosas entre Julho de 2005 e Julho de 2006, constata progressos na Arábia Saudita, Sudão e Vietname, mas lamenta um agravamento das violações na Eritreia e no Irão. Na Birmânia, Coreia do Norte e China, o documento afirma manter-se a situação do ano anterior. Estes oito países figuram na "lista negra" dos Estados que violam as liberdades religiosas no mundo, sujeitos a sanções governamentais norte-americanas. (Mais ...)
Os chefes da diplomacia da União Europeia apelaram hoje ao Governo sudanês para que aceite o envio de uma força da ONU para Darfur e afirmaram que executivo e rebeldes serão "responsabilizados" por crimes de guerra na região. Os ministros da UE referiram que o Governo sudanês tem "a responsabilidade de proteger os seus cidadãos de todo o tipo de violência e de garantir o respeito pelos direitos humanos" e deve aceitar a presença dos "capacetes azuis" da ONU. (Mais ...)
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia consideraram hoje que as prisões secretas da CIA "violam as leis internacionais" e apelaram para que os Estados Unidos respeitem os direitos humanos ao lidarem com suspeitos de terrorismo. (Mais ...)
A União Europeia decidiu apoiar o novo Governo palestiniano de Unidade Nacional, que será formado pelo Presidente Mahmoud Abbas e pelo Hamas, movimento que venceu as eleições em Janeiro. O anúncio foi feito em Bruxelas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália, no final da reunião dos chefes de diplomacia dos "25". (Mais ...)
O Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, sofreu hoje um revés político por parte dos seus correligionários republicanos, com a aprovação, num comité do Senado, de um projecto de lei que alarga os direitos dos detidos estrangeiros, suspeitos de actos de terrorismo. (Mais ...)
A Santa Sé exige que a comunidade internacional se comprometa na luta contra a utilização de armas com efeitos indiscriminados e pediu mesmo uma moratória sobre a utilização de bombas de fragmentação (com munições que explodem num momento posterior ao lançamento ou explosão da munição principal, ndr), frisando que “as vítimas do conflito não podem esperar anos de negociações e discussões”. A posição foi apresentada pelo observador permanente da Santa Sé junto dos serviços especializados da ONU em Genebra, Arcebispo Silvano Maria Tomasi, durante uma sessão de discussão relativa à “Convenção sobre a proibição ou restrição do uso de armas convencionais com efeitos indiscriminados", concluída a 6 de Setembro. (Mais ...)
O filme “Crossing Arizona”, realizado em 2006 por Joseph Mathew, é um olhar actual sobre as controversas questões da imigração ilegal e da segurança da fronteira entre o México e os Estados Unidos. O aumento da vigilância nas fronteiras do Texas e da Califórnia faz com que diariamente cerca de 4.500 imigrantes se aventurem a realizar a pé a travessia do deserto do Arizona. Esta perigosa viagem, que pode levar até quatro dias, causou já a morte de muitos que a tentaram realizar. O influxo de imigrantes e o elevado número de vítimas inflamou os ânimos das comunidades de ambos os lados da fronteira, conduzindo a um acesso debate sobre questões de direitos humanos, cultura e segurança. Através dos olhares de rancheiros que dependem da mão-de-obra barata, activistas, imigrantes à procura de trabalho e dos “minutemen”, uma milícia privada que pretende tomar a lei nas suas próprias mãos, “Crossing Arizona” pretende dar a conhecer as surpreendentes posições políticas que as pessoas adoptam quando as leis de imigração e as medidas de segurança fronteiriça não conseguem satisfazer as expectativas de ninguém. Ver o "trailer" do filme aqui.
Cerca de 40 por cento dos imigrantes que entraram em Portugal entre 1999 e 2002 fizeram-no através de reagrupamento familiar, revela um relatório das Nações Unidas elaborado no âmbito da reunião sobre migrações que hoje começa em Nova Iorque. A reunião de alto nível que decorre hoje e amanhã na sede da ONU, em Nova Iorque, vai servir para debater assuntos relacionados com as migrações, o desenvolvimento e a cooperação entre governos. De acordo com o relatório, a reunificação das famílias "é a pedra angular das admissões de migrantes em muitos países desenvolvidos", nomeadamente na Europa. A reunião de alto nível sobre "Migrações Internacionais e Desenvolvimento" que decorre hoje e sexta-feira, em Nova Iorque, é dirigida aos 191 estados-membros das Nações Unidas, estando Portugal representado pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Cravinho. Esta é a primeira vez que as Nações Unidas vão abordar a questão da imigração a este nível. (Mais ...)
No Primeiro Comité da Assembleia Geral das Nações Unidas em Outubro, os governos vão votar o início (ou não) de negociações sobre a implementação de um Tratado sobre o Comércio de Armas (TCA) que regule o comércio de armas internacional. Em Julho passado, foi apresentada por 7 governos uma proposta de resolução. Apesar de ser considerada um passo positivo pela Campanha de Controlo de Armas (Control Arms Campaign), a resolução na sua forma actual não faz referência a aspectos cruciais da lei internacional dos direitos humanos. Para que sejam iniciadas negociações sobre um TCA, mais de metade dos 192 Estados Membros das Nações Unidas devem votar favoravelmente esta resolução no Primeiro Comité. Por isso a Secção Portuguesa da Pax Christi, em sintonia com o Comité Internacional para o Tratado sobre o Comércio de Armas, dirigiu uma Carta ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, na qual solicita ao Governo português que apoie a criação de um Tratado sobre o Comércio de Armas, subscreva a proposta de resolução e pressione para que esta inclua referências à legislação e princípios dos direitos humanos. Texto da carta disponível no nosso website (http://paxchristiportugal.no.sapo.pt). (Mais ...)
Etiquetas: DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO, PAX CHRISTI
Etiquetas: PAX CHRISTI
Bento XVI reafirmou ontem à tarde o seu compromisso pessoal na promoção da unidade entre os cristãos e agradeceu a possibilidade de rezar “juntos”, como o fez com católicos, protestantes e ortodoxos, na Catedral de Regensburg. Essa unidade, frisou, serve “para que o mundo creia” e a “seriedade desse compromisso” deve animar o diálogo entre as Igrejas. (Mais ...)
O Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) denunciou que milhões de mulheres migrantes são vítimas de tráfico, escravidão e exploração, apesar de contribuírem para o desenvolvimento económico e para diminuir a pobreza no mundo. Segundo o relatório Passagem para a esperança: mulheres e migrações internacionais, de 2006, apresentado no dia 6 de Setembro no Ministério dos Negócios Estrangeiros, estes problemas demonstram a falta de protecção adequada de direitos e de oportunidades de migrar em segurança e legalmente, evidenciando que o tráfico de pessoas é um agente sabotador da segurança e da estabilidade. O relatório afirma ainda que dos 191 milhões de migrantes no mundo, 94,5 milhões são mulheres (49,6 por cento), sublinhando que estas estão entre as pessoas mais vulneráveis aos abusos cometidos contra os direitos humanos. (Mais ...)