a OBSERVATÓRIO DA PAX: janeiro 2008

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Escutar o clamor dos pobres - Mensagem daCNJP na Quaresma de 2008

Escutar o clamor dos pobres.
Abrir caminhos de justiça para erradicar a pobreza

Nesta Quaresma de 2008, a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) convida todos os cristãos e as suas comunidades a escutar o clamor dos pobres e a abrir caminhos de justiça para erradicar a pobreza no nosso País.
Escutar implica, em primeiro lugar, liberdade interior para deixar cair preconceitos e ver a realidade tal como ela é, com as suas contradições de luzes e sombras; requer também que assumamos como nossos os problemas da sociedade em que vivemos e nos empenhemos na procura de soluções criativas que construam a justiça e a paz no nosso tempo.
O texto que segue é fruto de uma reflexão feita pela CNJP e está centrado sobre o empobrecimento que continua a marcar, de forma dramática, a vida de muitos dos nossos concidadãos e concidadãs. Cerca de 18%, como referem as estatísticas de 2006. Isto, apesar do nosso País ter atingido níveis de rendimento que permitiriam superar este flagelo social, se outra fosse a repartição do rendimento e o modelo económico e se as opções políticas estivessem voltadas para a satisfação das necessidades das pessoas, das famílias e das comunidades. (Mais …)

Etiquetas: , ,

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

ÁFRICA: Paz e solidariedade com o povo do Quénia: Declaração da Pax Christi Internacional

A Pax Christi Internacional e as suas organizações parceiras no Corno de África estão bastante preocupadas com a violência que assolou o Quénia após as eleições do dia 27 de Dezembro. Numa declaração datada de 11 de Janeiro, o movimento católico internacional para a paz deplora as numerosas perdas de vidas humanas, as múltiplas destruições de bens e o deslocamento massivo de pessoas, num país que foi para muitos africanos um modelo de segurança e democracia no continente. Fazendo um apelo a todos os quenianos a cessarem imediatamente a violência que está a destruir o seu país, insta também a classe dirigente queniana, particularmente o Presidente Mwai Kibaki e o Honorável Raila Odinga, a procurar uma resolução rápida e pacífica para a crise e a apelar aos seus eleitores a cessarem os combates.

Etiquetas: ,

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO: Vaticano alerta para o risco da proliferação de armamento

O Vaticano alertou, no dia 14, para o risco da proliferação de armamento, que poderia levar à sua posse por grupos terroristas ou outros grupos não-estatatais, considerando “inaceitável” a afirmação da “necessidade militar” das bombas de fragmentação. O alerta foi feito pelo observador permanente da Santa Sé junto dos serviços especializados da ONU em Genebra, Arcebispo Silvano Maria Tomasi, durante uma sessão de discussão relativa à Convenção sobre a interdição ou limitação de certas armas convencionais (CCW). (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

COOPERAÇÃO INTERCULTURAL PARA A PAZ: Diálogo entre civilizações é "urgência humanitária"

O diálogo entre civilizações é uma "urgência humanitária" que não pode ser adiada, sendo essencial usar a pioneira Aliança das Civilizações para ultrapassar os actuais impasses, afirmou ontem, em Madrid, Jorge Sampaio. O Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações (AdC) e antigo Presidente de Portugal afirmou que "o diálogo entre civilizações, religiões e culturas tornou-se numa urgência humanitária que não pode ser adiada. E esta iniciativa, da AdC, é uma iniciativa certa no momento certo", para responder a isso. (Mais ...)
RTP

Etiquetas:

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO: Para Bento XVI desarmamento é requisito para a segurança global

No discurso que dirigiu a 176 embaixadores e outros representantes diplomáticos acreditados junto da Santa Sé, no passado dia 7 de Janeiro, Bento XVI fez um apelo ao compromisso pela segurança global que exige, entre outras coisas, avançar no desarmamento. (Mais ...)

Etiquetas: ,

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Bento XVI defende desenvolvimento sustentado

Bento XVI deixou no passado Domingo, durante a Missa da Epifania, um apelo em favor de um desenvolvimento sustentável em todo o mundo, numa intervenção marcada por críticas à globalização. A comunidade internacional, defendeu, deve construir uma "ordem de desenvolvimento justa e sustentável", a qual só será possível "adoptando um estilo de vida sóbrio, acompanhado do sério empenho por uma igual distribuição das riquezas". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: , ,