a OBSERVATÓRIO DA PAX: JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Escutar o clamor dos pobres - Mensagem daCNJP na Quaresma de 2008

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Escutar o clamor dos pobres - Mensagem daCNJP na Quaresma de 2008

Escutar o clamor dos pobres.
Abrir caminhos de justiça para erradicar a pobreza

Nesta Quaresma de 2008, a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) convida todos os cristãos e as suas comunidades a escutar o clamor dos pobres e a abrir caminhos de justiça para erradicar a pobreza no nosso País.
Escutar implica, em primeiro lugar, liberdade interior para deixar cair preconceitos e ver a realidade tal como ela é, com as suas contradições de luzes e sombras; requer também que assumamos como nossos os problemas da sociedade em que vivemos e nos empenhemos na procura de soluções criativas que construam a justiça e a paz no nosso tempo.
O texto que segue é fruto de uma reflexão feita pela CNJP e está centrado sobre o empobrecimento que continua a marcar, de forma dramática, a vida de muitos dos nossos concidadãos e concidadãs. Cerca de 18%, como referem as estatísticas de 2006. Isto, apesar do nosso País ter atingido níveis de rendimento que permitiriam superar este flagelo social, se outra fosse a repartição do rendimento e o modelo económico e se as opções políticas estivessem voltadas para a satisfação das necessidades das pessoas, das famílias e das comunidades. (Mais …)

Etiquetas: , ,