a OBSERVATÓRIO DA PAX: dezembro 2009

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

ESPIRITUALIDADE E TEOLOGIA DA PAZ: Revista Communio dedica fascículo à acção social da Igreja

Este fascículo da Revista COMMUNIO sobre a acção social da Igreja chega aos leitores sob o signo de uma dupla oportunidade: depois da publicação da recente encíclica de Bento XVI, Caritas in veritate, que enriquece o corpus do magistério romano, procurando integrar a doutrina social da Igreja numa mais vasta tradição teológica, enraizando-a mais explicitamente na mensagem cristã (H. Noronha Galvão); no contexto de uma crise internacional, que desvelou o rosto das vulnerabilidades sociais das nossas sociedades, "novas" e "velhas" situações de carência que os acontecimentos recentes agravaram (Alfredo Bruto da Costa). A pertinência das questões sociais está inscrita no "código genético" da experiência cristã. As primeiras gerações de cristãos hesitaram entre a constituição de comunidades fechadas sobre si, vivendo numa lógica de reciprocidade que antecipasse as "coisas que estavam para vir", e a disseminação no mundo greco-romano. Numa das vias preponderantes, de que a evangelização paulina dá testemunho, os cristãos escolheram itinerários de inserção nas redes e capilaridades próprias da romanidade urbana, tendo como base social o agregado familiar (oikos). A partir dessa opção, inseriram-se no tecido social de uma forma singular: a metáfora do "estrangeiro" serviu para traduzir a sua condição de cidadãos plenamente responsáveis pela cidade terrena, vivendo embora essa cidadania a partir de sentidos que ultrapassam o horizonte intra-histórico. (Mais ...)

Etiquetas:

sábado, 26 de dezembro de 2009

ESPIRITUALIDADE E TEOLOGIA DA PAZ: Cuidar da criação é construir a paz. Subsídios para a Celebração do 43º Dia Mundial da Paz

No âmbito da celebração do 43º Dia Mundial da Paz, o Papa Bento XVI convida-nos a reflectir sobre o tema: Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação. «O respeito pela criação — diz-nos o Papa — reveste-se de grande importância, designadamente porque a criação é o princípio e o fundamento de todas as obras de Deus e a sua salvaguarda torna-se hoje essencial para a convivência pacífica da humanidade. Com efeito, se são numerosos os perigos que ameaçam a paz e o autêntico desenvolvimento humano integral, devido à desumanidade do homem para com o seu semelhante – guerras, conflitos internacionais e regionais, actos terroristas e violações dos direitos humanos –, não são menos preocupantes os perigos que derivam do desleixo, se não mesmo do abuso, em relação à terra e aos bens naturais que Deus nos concedeu. Por isso, é indispensável que a humanidade renove e reforce aquela aliança entre ser humano e ambiente que deve ser espelho do amor criador de Deus, de Quem provimos e para Quem estamos a caminho».
Pretendendo contribuir para a celebração deste dia dedicado a esse bem e direito humano fundamental, que é a paz, grande dom a implorar de Deus incansavelmente, e intimamente ligado à salvaguarda da criação, a Pax Christi Portugal produziu a brochura "Cuidar da criação é construir a paz. Subsídios para a Celebração do 43º Dia Mundial da Paz". Dela fazem parte uma selecção de textos para ajudar a aprofundar a mensagem de Bento XVI; assim como sugestões para a liturgia do dia, actividades para assinalar o dia e usar o tema, ideias para trabalhar com crianças, bem como uma colectânea de orações. Pode descarregar a brochura a partir do website da Pax Christi Portugal em http://www.paxchristiportugal.net. Está disponível em dois formatos para impressão: Livro dobrado ou em A5 simples.
Se queremos cultivar a paz, cuidemos da criação!

Etiquetas: ,

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ESPIRITUALIDADE E TEOLOGIA DA PAZ: "Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação". Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2010

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE
BENTO XVI
PARA A CELEBRAÇÃO DO
DIA MUNDIAL DA PAZ
1 DE JANEIRO DE 2010

SE QUISERES CULTIVAR A PAZ, PRESERVA A CRIAÇÃO

1. Por ocasião do início do Ano Novo, desejo expressar os mais ardentes votos de paz a todas as comunidades cristãs, aos responsáveis das nações, aos homens e mulheres de boa vontade do mundo inteiro. Para este XLIII Dia Mundial da Paz, escolhi o tema: Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação. O respeito pela criação reveste-se de grande importância, designadamente porque «a criação é o princípio e o fundamento de todas as obras de Deus» e a sua salvaguarda torna-se hoje essencial para a convivência pacífica da humanidade. Com efeito, se são numerosos os perigos que ameaçam a paz e o autêntico desenvolvimento humano integral, devido à desumanidade do homem para com o seu semelhante – guerras, conflitos internacionais e regionais, actos terroristas e violações dos direitos humanos –, não são menos preocupantes os perigos que derivam do desleixo, se não mesmo do abuso, em relação à terra e aos bens naturais que Deus nos concedeu. Por isso, é indispensável que a humanidade renove e reforce «aquela aliança entre ser humano e ambiente que deve ser espelho do amor criador de Deus, de Quem provimos e para Quem estamos a caminho». (Mais ...)

Etiquetas: , ,

sábado, 12 de dezembro de 2009

"Uma paz justa e duradoura". Discurso de Barack Obama na aceitação do Prémio Nobel da Paz

Leia ou veja o discurso integral de Barack Obama na aceitação do Prémio Nobel da Paz, no passado dia 10 de Dezembro, na página web da Fundação Nobel.
Encontra-se também disponível em vários idiomas na página web da Casa Branca. Uma tradução em português está disponível aqui.

Etiquetas:

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

COOPERAÇÃO INTER-RELIGIOSA E INTERCULTURAL PARA A PAZ: Calendário Inter-religioso Celebração do Tempo – 2010

Sob o patrocínio da Presidência do Conselho de Ministros, em coedição PAULINAS-ACIDI, o calendário Inter-religioso Celebração do Tempo – 2010 é dedicado, este ano, à Biodiversidade. Nele, à semelhança dos anos anteriores, assinalam-se as festividades e celebrações das principais religiões radicadas em Portugal – Hinduísmo, Judaísmo, Budismo, Cristianismo, Islão, Fé Bahá’í e, pela primeira vez, algumas festividades guardadas pela Comunidade Chinesa –, e as principais efemérides laicas, assim como os dias nacionais dos 27 membros da União Europeia. Das efemérides, merece especial destaque o Centenário da República Portuguesa. (Mais ...)

Etiquetas:

SEGURANÇA HUMANA: Bento XVI deixa apelos para a Cimeira de Copenhaga

Bento XVI recordou este Domingo a Cimeira da ONU sobre as mudanças climáticas, que se hoje se inicia em Copenhaga, destacando a necessidade de uma acção concertada da comunidade internacional para fazer face ao fenómeno do "aquecimento global", sem prejudicar as populações mais pobres nesse esforço.
Após a recitação do Angelus, na Praça de São Pedro, o Papa deixou votos de que “os trabalhos ajudem a encontrar acções respeitosas da criação e promotoras de um desenvolvimento solidário, fundados na dignidade da pessoa humana e orientada para o bem comum”.
“A salvaguarda da criação postula a adopção de estilos de vida sóbrios e responsáveis, sobretudo em relação aos pobres e às geração futuras”, prosseguiu.
Segundo Bento XVI, para garantir o pleno sucesso da Conferência, “todas as pessoas de boa vontade” devem “respeitar as leis colocadas por Deus na natureza e redescobrir a dimensão moral da vida humana”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: , ,

domingo, 6 de dezembro de 2009

PAZ E ESPIRITUALIDADE: Orações e Mensagens para Belém - Advento e Natal 2009

À medida que nos preparamos para celebrar o Advento e o Natal na segurança dos nossos lares e comunidades, não nos esqueçamos de rezar pela justiça, pela paz e pela segurança para a Palestina e para Israel

Mais uma vez este ano, as celebrações de Natal terão lugar num clima difícil para todos os habitantes da Terra Santa. Contudo, Belém, o lugar do nascimento de Jesus Cristo, continua a ser, antes de tudo e principalmente, uma cidade de paz. E mesmo nestes tempos difíceis, muitas pessoas e grupos recusam-se a abandonar a esperança. Continuam a procurar meios não-violentos para proclamar os seus direitos e trabalhar para um futuro justo e pacífico para ambos os povos.

Desde Dezembro de 2000, começamos uma nova tradição natalícia: enviar mensagens de paz para os habitantes de Belém. Mais uma vez, convidamos todas as pessoas, comunidades, igrejas e congregações, organizações a enviarem para Belém mensagens e orações de Advento e de Natal pela justiça e pela paz, por e-mail.

As mensagens e orações serão impressas e distribuídas como mensagens pessoais, como material pedagógico (por ex. nas escolas) e em celebrações inter-religiosas (nos locais de culto) e na nova casa da paz do Arab Educational Institute, frente ao Muro, junto do Túmulo de Raquel em Belém. As mensagens e as orações podem também incluir ideias para acções não-violentas.

Enviar uma mensagem ou uma oração por e-mail é uma forma importante de comunicar com as muitas pessoas que esperam ouvir uma palavra de esperança. Os habitantes de Belém apreciam muito receber mensagens e orações de pessoas de fora da região, tanto como um gesto pessoal como espiritual de consolo e de esperança por ocasião do Natal. Estas mensagens são uma maneira de quebrar o isolamento em que vivem.

Esta iniciativa é apoiada localmente por:
Instituto Árabe Educativo (Arab Educational Institute)
Biblioteca Itinerante para a Não-violência e a Paz (Library on Wheels for Non-violence and Peace)
Centro para a Resolução de Conflitos e Reconciliação (Centre for Conflict Resolution and Reconciliation)
Comissão Justiça e Paz de Jerusalém
Centro Wi’am (Wi’am Center)

Esta iniciativa é apoiada internacionalmente por:
Fórum Ecuménico Palestina-Israel do Conselho Mundial de Igrejas
Pax Christi Internacional
Fraternidade Internacional da Reconciliação (International Fellowship of Reconciliation)
Igreja e Paz (Church and Peace)
Presidência da Conferência das Comissões Justiça e Paz Europeias
Centro Asiático para o Progresso dos Povos (Asian Center for the Progress of Peoples)

Por favor enviem as vossas mensagens e orações de Natal pela paz por e-mail antes de 25 de Dezembro de 2009 (Natal Ocidental) e/ou 7 de Janeiro de 2010 (Natal Oriental). Apesar de o inglês ser a língua de preferência, os não anglófonos podem também enviar mensagens e orações na sua própria língua. As mensagens podem ser enviadas por e-mail para o Arab Educational Institute para o seguinte endereço: aei@p-ol.com. Todas as mensagens podem ser lidas em http://www.aeicenter.org/ ou em http://www.paxchristi.net.

Etiquetas: , , ,

sábado, 5 de dezembro de 2009

CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA: Comissão Nacional Justiça e Paz emite nota sobre violência doméstica

A Comissão Nacional Justiça e Paz emitiu uma Nota sobre violência doméstica, na qual, num tempo em que "a sociedade contemporânea vive sob a égide da indiferença", apela ao empenhamento de todos numa maior reflexão, acção preventiva e alteração de comportamentos individuais e comunitários. (Mais ...)

Etiquetas: ,