a OBSERVATÓRIO DA PAX: janeiro 2011

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ECUMENISMO: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2011

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos deste ano estará baseada na experiência das igrejas de Jerusalém. Os materiais preparatórios estão disponíveis em vários idiomas nas páginas web do Vaticano e do Conselho Mundial das Igrejas (CMI).

O tema – «Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fracção do pão e nas orações» – foi escolhido por um grupo de dirigentes cristãos de Jerusalém e baseia-se no livro dos Actos (2:42). Trata-se de um apelo à inspiração e à renovação, a retomar os elementos essenciais da fé e a recordar os tempos em que a Igreja ainda era una.
Celebrada tradicionalmente de 18 a 25 de Janeiro (no hemisfério norte) ou no Pentecostes (no hemisfério sul), esta semana é um tempo significativo durante o qual as Igrejas de todo o mundo exprimem a sua aspiração e a sua vontade de caminharem rumo à unidade dos cristãos.
Os textos preparados conjuntamente pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial das Igrejas e pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, estão disponíveis em vários idiomas nas páginas web do Vaticano e do Conselho Mundial das Igrejas.

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ESPIRITUALIDADE E TEOLOGIA DA PAZ: Dia Mundial da Paz 2011


Programa do dia 02 de Janeiro de 2011 - Mensagem da Paz
Com a presença da Vice-Presidente da Pax Christi Portugal (Margarida Saco)

Etiquetas: , , ,