OBSERVATÓRIO DA PAX
Pax Christi Portugal - Movimento Católico Internacional ao Serviço da Paz http://www.paxchristiportugal.net | https://www.facebook.com/pax.portugal
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
Pax Christi International endorses statement to the 59th session of the Commission on the Status of Women | Pax Christi
terça-feira, 28 de outubro de 2014
Papa Francisco: «Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos»
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
Christians and Hindus discern common ways of working for justice and peace — World Council of Churches
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
"É tempo de globalizar a solidariedade": documento final do Seminário internacional sobre mulheres e tráfico humano
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
Messaggio del Santo Padre al Direttore Generale della FAO in occasione della Giornata Mondiale dell’Alimentazione 2014
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
terça-feira, 14 de outubro de 2014
Pax Christi International Board Member Rania Murra on liberation strategy among Palestinians and the challenge of staying in Palestine | Pax Christi
sábado, 11 de outubro de 2014
Líderes cristãos palestinianos pedem que Europa reconheça Estado da Palestina
Mais de uma centena de líderes religiosos, diplomatas e líderes de organizações da sociedade civil, incluindo o ex-Patriarca Latino de Jerusalém, Michel Sabbah, o Arcebispo Atallah Hanna, Patriarca da Igreja Ortodoxa Grega de Jerusalém, e o Bispo Munib Younan, chefe da Igreja Luterana na Palestina e Jordânia e presidente da Federação Luterana Mundial, emitiram uma declaração transmitindo a sua convicção de que "reconhecer o Estado da Palestina nas fronteiras de 1967 é o primeiro passo para uma mudança do status quo actual". Neste sentido, apelam ao mundo inteiro, especialmente à Europa: "De Jerusalém, a nossa capital ocupada, enviamos uma mensagem urgente para o mundo inteiro, especialmente à Europa. Aspiramos à justiça e à paz. Reconhecer a Palestina e assegurar as fronteiras de Israel são o primeiro passo para esse objectivo". (Mais...)
Etiquetas: ECUMENISMO, MÉDIO ORIENTE
sexta-feira, 10 de outubro de 2014
Papa Francisco: Não nos resignemos às divisões entre os cristãos, construamos a comunhão
Não resignar-se às divisões. Foi a recomendação que o Papa Francisco confiou a todos os cristãos durante a audiência geral de quarta-feira 8 de Outubro. Dando continuidade às catequeses sobre a natureza e a beleza da Igreja, diante de mais de trinta mil fiéis presentes na praça de São Pedro, o Pontífice recordou as divisões presentes entre quantos partilham a fé em Cristo. «Muitos – disse – resignaram-se a esta divisão, que ao longo da história foi muitas vezes causa de conflitos e de sofrimentos»; mas, perguntou, «estamos também nós resignados, ou até indiferentes? Ou cremos firmemente que se pode e se deve caminhar na direcção da reconciliação e da plena comunhão?».
A resposta só pode ser afirmativa, explicou o Papa Francisco, mesmo se disse estar ciente de que «a Igreja é tentada pelo maligno, que procura dividi-la». Com efeito, «de um modo ou de outro, por detrás destas dilacerações estão sempre a soberba e o egoísmo, que são causa de qualquer desacordo e que tornam intolerantes, incapazes de ouvir e de aceitar quem tem uma visão ou posição diversa da nossa».
São dois os instrumentos para combater estas tentações de divisão: primeiro, não deixar «faltar a oração, em continuidade e em comunhão com a de Jesus». Segundo, «uma renovada abertura», para «não nos fecharmos ao diálogo e ao encontro», e «aceitar tudo o que nos é oferecido que seja válido e positivo, até da parte de quem pensa diversamente de nós ou está em posições diferentes». Porque, em síntese, todos os cristãos têm «algo em comum: todos cremos em Jesus e todos caminhamos juntos, estamos a caminho». Eis então a exortação conclusiva do Papa: «Ajudemo-nos uns aos outros, caminhemos juntos, rezando uns pelos outros e praticando obras de caridade». E assim fazemos a comunhão a caminho». (Mais...)
Osservatore Romano
Etiquetas: CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA, ECUMENISMO
Prémio Nobel da Paz 2014 atribuído a Kailash Satyarthi e a Malala Yousafzay
O Comité Norueguês do Nobel atribuiu o Prémio Nobel da Paz de 2014 ao indiano Kailash Satyarthi e à paquistanesa Malala Yousafzay pela sua luta contra a supressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação.
Kailash Satyarthi, de 60 anos, é um ativista indiano dos direitos das crianças. Luta contra o trabalho infantil desde os anos 90 e, até agora, a sua organização 'Bachpan Bachao Andolan (BBA)' já libertou mais de 80 mil crianças da escravidão, ajudando-as na sua reintegração, reabilitação e educação.
A jovem paquistanesa, de 17 anos, Malala Yousafzay, tornou-se num símbolo reconhecido internacionalmente de resistência aos esforços dos talibã em negar educação e outros direitos às mulheres. (Mais...)
O Prémio Nobel da Paz foi concedido 95 vezes para 128 laureados entre 1901 e 2014: 103 indivíduos e 25 organizações.
Etiquetas: CELEBREMOS A PAZ, CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA, NOBEL DA PZ, TESTEMUNHAS DA PAZ
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
2 de Outubro: Dia Internacional da Não-Violência
Em resposta ao Evangelho de Jesus, com a sua clara mensagem não-violenta, as organizações membro da Pax Christi Internacional em todo o mundo trabalham ao nível da base para promoverem um mundo sem violência. Dirigimo-nos aos jovens, decisores políticos e militares, ex-combatentes, sociedade civil, comunidades de fé, incentivando a um compromisso com a paz e a reconciliação. Rezamos por aqueles que vivem no meio da guerra. Somos milhares e milhares de pessoas comprometidas com a paz.
O Dia Internacional da Não-violência é observado a 2 de Outubro, aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi, líder do movimento de Independência da Índia e pioneiro da filosofia e da estratégia da não-violência. De acordo com a resolução A/RES/61/271 da Assembleia Geral das Nações Unidas de 15 de Junho de 2007, a qual estabelece a comemoração, o Dia Internacional é uma ocasião para "disseminar a mensagem da não-violência, inclusive através da educação e da consciência pública". A resolução reafirma "a relevância universal do princípio da não-violência" e o desejo de "conseguir uma cultura de paz, tolerância, compreensão e não-violência".
Visite http://www.paxchristiportugal.net para saber mais sobre o nosso trabalho pela paz e não-violência.
Etiquetas: CELEBREMOS A PAZ, CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA