a OBSERVATÓRIO DA PAX: abril 2008

quarta-feira, 16 de abril de 2008

DIREITOS HUMANOS: AI apela aos governos para que levantem o véu de secretismo sobre as sentenças de morte

Num novo relatório publicado no passado dia 14 de Abril, a Amnistia Internacional (AI) revelou que, no ano passado, pelo menos 1.200 pessoas foram executadas, e expressou preocupação pelo facto de que muitos mais indivíduos terem sido mortos, em segredo, pelo Estado, nomeadamente na China, na Mongólia e no Vietname. O relatório “Sentenças de Morte e Execuções em 2007” afirma que pelo menos 1.252 pessoas foram executadas em 24 países e 3.347 foram condenadas à morte em 51 países. Estima-se que mais de 27.500 indivíduos em todo o mundo encontram-se no corredor da morte. (Mais ...)

Etiquetas:

terça-feira, 8 de abril de 2008

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Pobreza e fome são «ofensas à dignidade humana», denuncia Igreja na ONU

A pobreza e a fome são «uma ofensa à dignidade humana», explicou a Santa Sé nas Nações Unidas. O arcebispo Celestino Migliore, núncio apostólico e observador permanente vaticano, interveio no dia 4 de Abril em Nova York, na 62ª sessão da Assembleia Geral da ONU, durante o debate sobre o tema «Reconhecer os êxitos, enfrentar os desafios e recuperar o rumo para a conquista dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio em 2015». No seu discurso, o arcebispo recordou que já se está a metade do caminho desde que, no ano 2000, chefes de Estado e de Governo entraram em consenso sobre «uma série ambiciosa, mas necessária, de objectivos para o desenvolvimento global a ser alcançado em 2015». Se foi feito muito para conseguir estes fins, reconhece, «a extrema pobreza, a fome, o analfabetismo e a falta da mais fundamental assistência à saúde estão ainda muito estendidos, e inclusive pioram em algumas regiões». (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas:

sexta-feira, 4 de abril de 2008

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Responsabilidade comum em erradicar a pobreza

“Todos temos de cumprir os nossos compromissos, aumentar os nossos esforços e acelerar o progresso. O fracasso não é uma opção.” Estas ideias fortes são de Srgjan Kerim, o presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, que apontava assim o melhor caminho a seguir para atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015. Estes objectivos visam a luta contra a pobreza, com uma erradicação gradual desta. Para Kerim, a responsabilidade mútua entre Estados ricos e pobres é então o único caminho a seguir para alcançar essa progressiva erradicação. (Mais ...)
Fátima Missionária

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Ordem dos Advogados atenta a violações dos direitos humanos em esquadras e prisões

A Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados vai estar “muito atenta” às prisões e às esquadras onde possa existir violação dos direitos e garantias dos cidadãos, disse o presidente da comissão, que hoje toma posse.“A comissão estará muito atenta a todas as violações da legalidade, fundamentalmente dos direitos dos cidadãos. Estará muito atenta às prisões, às esquadras em todos os lados onde haja violações dos direitos e garantias dos cidadãos”, disse José Augusto Rocha à Lusa.Adiantou também que é objectivo da Comissão “lutar contra qualquer discriminação racial, contra a xenofobia e ideias racistas”, apesar de adiantar que “não é possível criminalizar a expressão de pensamento”. (Mais ...)
PUBLICO.PT

Etiquetas: