D. Manuel Martins (1927-2017): Anunciador do Evangelho da justiça, da paz e do amor
Foi com tristeza que tivemos conhecimento do falecimento de D. Manuel Martins, bispo de Setúbal entre 1975 e 1998, e primeiro presidente da secção portuguesa da Pax Christi.
D. Manuel Martins acompanhou, com entusiasmo e carinho, a criação e desenvolvimento da Pax Christi em Portugal, tendo sido um grande impulsionador do nosso trabalho e compromisso com a Paz. Tinha sempre uma palavra de incentivo e atenção que não nos deixava desistir ou esmorecer, acompanhando e participando no trabalho desenvolvido, nomeadamente, na defesa dos Direitos Humanos, na luta pela paz em Timor Leste, nas ações de educação a favor da paz e da justiça, no desenvolvimento do diálogo ecuménico e inter-religioso.
Foi ele que na Assembleia Mundial da Pax Christi Internacional em 1995, em Assis, apresentou a candidatura da Secção Portuguesa a membro de pleno direito do Movimento Internacional.
Guardaremos sempre o seu testemunho de anunciador do Evangelho da justiça, da paz e do amor. Um testemunho de coragem, firmeza e serenidade empenhada, enraizada na certeza de que o projeto de Deus para o Homem passa pela construção da Paz com Justiça e Fraternidade. A intensidade com que vivemos estes momentos, não nos deixa ficar só pela recordação, mas continua a dar-nos forças para prosseguir, apesar das dificuldades e obstáculos.
Sabemos que não deixará de nos continuar a acompanhar e acarinhar, como sempre fez!
Obrigado D. Manuel, descanse em Paz, na Paz de Cristo!
A Direção da Pax Christi Portugal
Etiquetas: CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA, PAX CHRISTI, TESTEMUNHAS DA PAZ