a OBSERVATÓRIO DA PAX: abril 2013

terça-feira, 30 de abril de 2013

Pax Christi Internacional apela à libertação imediata dos dois Bispos sequestrados na Síria

A Pax Christi Internacional apela à libertação imediata de Yohanna Ibrahim, Arcebispo Ortodoxo Siríaco de Aleppo, e Paul Yazigi, Arcebispo Ortodoxo Grego de Aleppo, na Síria.
Os dois Arcebispos, aparentemente, foram raptados e o Diácono que os conduzia - Fatha’ Allah Kabboud - foi morto, quando levavam a cabo uma missão humanitária conjunta perto da fronteira turca a norte de Aleppo no dia 22 de Abril de 2013. Não há desenvolvimentos quanto ao paradeiro dos dois Bispos Metropolitas.
O governo Sírio e as forças da oposição acusaram-se mutuamente destes crimes, mas nenhum grupo reclamou a sua responsabilidade. Estes sequestros são mais um sinal da trágica situação que vive a nação Síria, onde a violência e as armas continuam a semear a morte e o sofrimento.
A Pax Christi Internacional lamenta profundamente o que aconteceu e condena todos os actos similares que visam os civis, independentemente da sua origem.
O movimento católico internacional para a paz continua a apelar à comunidade internacional para se comprometer plenamente em esforços diplomáticos e humanitários com vista a responder e pôr fim à horrível violência em curso na Síria. Uma solução política para a crise deve ser encontrada o mais rapidamente possível.
A Pax Christi Internacional expressa a sua solidariedade com as Igrejas Ortodoxas Siríaca e Grega e convida todas as suas Organizações Membro e pessoas de boa vontade a rezarem pelos Arcebispos desaparecidos e por uma paz justa na região.

Bruxelas, 28 Abril 2013

Etiquetas: ,