a OBSERVATÓRIO DA PAX: Declaração da Pax Christi Internacional sobre a escalada da situação na Ucrânia

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Declaração da Pax Christi Internacional sobre a escalada da situação na Ucrânia



 A crise na Ucrânia – Dar uma oportunidade à paz
23 de fevereiro de 2022


A Pax Christi Internacional, um movimento global de paz baseado na fé, segue com grande preocupação os atuais desenvolvimentos perigosos na Ucrânia. A decisão da Rússia de reconhecer oficialmente a República Popular de Donetsk e a República Popular de Luhansk no leste da Ucrânia como estados independentes, e o envio das chamadas “operações de manutenção da paz”, aumenta a perspetiva de guerra entre Rússia, Ucrânia, e os EUA e seus aliados da NATO com potenciais consequências catastróficas para o mundo.

A guerra na Ucrânia levará a um imenso sofrimento para o povo da Ucrânia com milhares de mortes, refugiados, o desaparecimento do potencial de gerações de jovens e crianças, e a destruição com efeitos duradouros na economia do país e na paz global. Igualmente o impacto do uso de armas no meio ambiente será enorme e devastador. Do lado russo, haverá muitas baixas entre os soldados, muitas vezes jovens recrutas, que são atraídos para as ações de guerra.

Ao enviar as suas tropas para um território que declarou unilateralmente ser um “terceiro” estado, a Rússia violou flagrantemente a integridade territorial e a soberania da Ucrânia em aberta contradição com os tratados que ela própria assinou e a Carta das Nações Unidas.

Desde 2014, a Rússia tem alimentado agitação, rebelião, separatismo e anexação com o objetivo de desestabilizar um Estado vizinho independente, cuja própria existência ela agora põe abertamente em questão.

A Pax Christi Internacional deplora este estado de coisas que vai contra os princípios e os valores das Nações Unidas – onde a Rússia tem assento permanente no Conselho de Segurança – e também do Conselho da Europa e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

A Pax Christi Internacional apoia a mensagem do Secretário-Geral da ONU, que insta todos os atores envolvidos a concertar os seus esforços em “garantir a cessação imediata das hostilidades, proteção de civis e infraestrutura civil, prevenir quaisquer ações e declarações que possam aumentar ainda mais a situação perigosa dentro e ao redor da Ucrânia e priorizar a diplomacia para abordar todas as questões pacificamente”.

A diplomacia é a única saída se quisermos preservar a paz. 

A Pax Christi International apela às Nações Unidas, à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e ao Conselho da Europa para se tornarem os fóruns onde uma solução pacífica para a crise pode e deve ser encontrada.

A Pax Christi apela às nações do mundo que reconheçam a responsabilidade e a autoridade do Conselho de Segurança da ONU face às violações do direito internacional.

A Pax Christi Internacional pede: 

  • A retirada de quaisquer tropas russas do território ucraniano; 
  • O pleno reconhecimento das fronteiras internacionais da Ucrânia como garantido pela Declaração de Helsínquia (1975), a Carta de Paris (1990) e o Tratado de Budapeste (1994);
  • A implementação do acordo de Minsk e o acesso dos monitores da OSCE do Acordo;
  • Ao governo da Federação Russa para que deixe que as aspirações de paz do seu povo sejam ouvidas em público e para deixar de dar ao mundo uma imagem injusta de um país unido para a guerra atrás dos seus líderes.

A Pax Christi Internacional recorda à NATO e à União Europeia a sua responsabilidade abrangente pela manutenção da paz no território europeu, promovendo políticas de paz ativas que incluam diálogo, mediação, a audição de queixas e a adoção de medidas de dissuasão, desde a retirada das tropas até ao reconhecimento da dignidade e identidade da nação ucraniana.

Como organização baseada na fé, a Pax Christi International apela a todos os líderes religiosos para que promovam a oração, a não-violência e o diálogo, e tomem uma posição pública a favor de meios pacíficos de resolução de conflitos.

Apela igualmente aos seus membros para que encorajem ativamente os seus líderes políticos a promoverem igualmente uma resolução pacífica deste conflito, utilizando todos os meios legítimos à sua disposição.

A Pax Christi Internacional também expressa a sua mais profunda solidariedade com o povo da Ucrânia. Oramos por todos os que vivem com o medo terrível do que o futuro possa trazer e também oramos por aqueles corajosos pacificadores na Ucrânia e na Rússia que trabalham por mudanças positivas de forma não-violenta. O povo da Ucrânia tem o direito de viver em liberdade e em paz que lhes permita participar no desenvolvimento do seu país.

Em comunhão com o Papa Francisco, a Pax Christi Internacional recorda a mensagem dos seus predecessores que em movimentos semelhantes de ameaça à paz no passado, afirmaram que “nada se perde com a paz, tudo pode ser perdido com a guerra.”

Não deixem que a implacável mecânica da guerra prevaleça sobre a paciente busca pela paz. Ainda é tempo de dar à paz a oportunidade que ela merece. É um dom de Deus, ninguém pode descartá-lo levianamente!

Versão original, em inglês, da declaração em PDF

Etiquetas: , , ,