a OBSERVATÓRIO DA PAX: Glória a Deus e paz na terra! Contributos para a celebração do Advento 2011

sábado, 19 de novembro de 2011

Glória a Deus e paz na terra! Contributos para a celebração do Advento 2011

"Glória a Deus e paz na terra!". Neste cântico dos anjos sobre os campos de Belém (cf. Lucas 2,14) ressoa uma mensagem de esperança para todos os homens e mulheres da Terra: Deus ama-nos a todos e dá-nos a esperança de um tempo novo, um tempo de paz. Esse amor, revelado numa criança indefesa, ao ser acolhido no mais íntimo do coração «reconcilia cada um com Deus e consigo mesmo, renova as relações entre os homens e gera aquela sede de fraternidade que é capaz de afastar a tentação da violência e da guerra» (João Paulo II).

Neste tempo de Advento, que estamos prestes a iniciar, mais do que nunca a esperança é uma palavra-chave: Inspirados e motivados pelos exemplos vindos do mundo árabe (Tunísia, Egipto, por ex.), face à violência, à repressão e aos sentimentos de vingança, vemos pessoas comuns em todo o lado tentando fazer com que o momento presente da história seja um ponto de viragem para a paz, escolhendo caminhos não-violentos que levam à paz e à justiça.

"Glória a Deus e paz na terra!". Sob este tema decorreu a Convocatória Ecuménica Internacional pela Paz, organizada pelo Conselho Mundial de Igrejas (17 a 25 de Maio de 2011, Kingston, Jamaica). Aí, cerca de 1.000 participantes, oriundos de mais de 100 países, procuraram encontrar os meios para enfrentar a violência e rejeitar a guerra em benefício de uma "Paz Justa".

Da mensagem final desta Convocatória Ecuménica foram retirados os textos para esta brochura que a Pax Christi Portugal, como tem vindo a ser costume, preparou para o tempo de Advento, com contributos para a sua celebração e vivência nas paróquias, nas famílias ou nos grupos, tendo como ideia central a temática da Paz: "Glória a Deus e paz na terra! Contributos para a celebração do Advento 2011".

Está disponível em dois formatos para impressão: Livro dobrado ou em A5 simples.

Novembro de 2011.

Etiquetas: , ,