a OBSERVATÓRIO DA PAX: PAZ E ESPIRITUALIDADE: A paz esteja nesta casa! Subsídios para a celebração do Advento 2008

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

PAZ E ESPIRITUALIDADE: A paz esteja nesta casa! Subsídios para a celebração do Advento 2008

Com o intuito de contribuir para a celebração e vivência do Advento, no qual somos convidados a permanecer em expectativa vigilante e laboriosa, alimentada pela oração e pelo compromisso efectivo do amor, a Pax Christi Portugal produziu a brochura: A paz esteja nesta casa! Subsídios para a celebração do Advento 2008.
Esta brochura pretende ser um subsídio para paróquias, famílias ou grupos viverem e celebrarem o tempo de Advento, tendo como ideia central a PAZ. É um convite a celebrar e reflectir sobre o anúncio e a expectativa da vinda do Príncipe da Paz prometido e a preparar o caminho para a sua chegada.
Para cada Domingo do Advento é proposto um tema, que segue a seguinte estrutura: 1) Ambientação – Textos sobre a situação actual da nossa casa comum, que é a Terra, são propostos para introduzir o tema do Domingo; 2) Reflexão – Constituída por trechos do Magistério da Igreja sobre a Doutrina Social da Igreja, é um convite a um aprofundamento sobre a questão da paz; 3) Gesto de Paz – Uma vez que «é o pôr em prática a paz que leva à paz» e que «gestos de paz criam uma tradição e uma cultura de paz», no momento de acender cada uma das velas da Coroa do Advento, são sugeridos alguns gestos concretos ou atitudes que promovem a paz; 4) Oração – Ao longo dos Domingos é proposta uma oração que tem como base o discurso do Papa João Paulo II no Peace Memorial em Hiroshima, a 25 de Fevereiro de 1981; e 5) Bênção – Para terminar a celebração é sugerida uma bênção.
Pode descarregar a brochura a partir do website da Pax Christi Portugal em http://paxchristiportugal.no.sapo.pt/.
Pax Christi Portugal

Etiquetas: , ,