a OBSERVATÓRIO DA PAX: CULTURA DA PAZ: Desenvolvimento e Solidariedade

quinta-feira, 19 de abril de 2007

CULTURA DA PAZ: Desenvolvimento e Solidariedade

Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa

No passado dia 26 de Março, completaram-se quarenta anos após a publicação da encíclica “Populorum Progressio” (26.03.1967), designada “encíclica da Ressurreição”, por ter sido publicada no Domingo de Páscoa e por ter lançado um enorme raio de luz e de esperança, sobre os muitos milhões de seres humanos que, ao tempo, viviam oprimidos pela miséria e pelo subdesenvolvimento. Esta foi a primeira encíclica publicada depois do II Concílio do Vaticano e também a primeira que abordou o tema do progresso e do desenvolvimento dos povos. Fruto da lucidez e da visão profética do papa Paulo VI, colocou-se na linha de continuidade do Magistério da Igreja sobre a questão social, mas mostrou uma inovadora ousadia, tanto em relação ao tema como à forma de o tratar, com base nos ensinamentos conciliares. Daí resulta a sua flagrante actualidade, nos dias de hoje.
Vinte anos depois da publicação da “Populorum Progressio”, o papa João Paulo II, levado pelo seu extraordinário zelo apostólico, quis comemorar essa data, publicando a encíclica “Sollicitudo Rei Socialis” (30.12.1987). Com ela propôs à Igreja e ao mundo uma releitura da encíclica do papa Paulo VI, ao mesmo tempo que fazia o balanço da sua recepção, aprofundava os conceitos de desenvolvimento e solidariedade e lançava a luz e a esperança do Evangelho sobre os problemas sociais e políticos, entretanto surgidos na cena internacional.
A Conferência Episcopal Portuguesa, na sequência de outros documentos publicados sobre questões sociais e, concretamente, sobre estas encíclicas, decidiu assinalar o aniversário da sua publicação, chamando a atenção dos fiéis católicos e de “todos os homens de boa vontade” do nosso país para a importância e actualidade desses dois notáveis documentos do Magistério da Igreja. Pela profundidade e pela justeza dos seus ensinamentos, bem merecem ser relidos, meditados e postos em prática. (Mais ...)

Etiquetas: ,