a OBSERVATÓRIO DA PAX: ECUMENISMO: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2007

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

ECUMENISMO: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2007

"Ele faz os surdos ouvirem e os mudos falarem" (Mc 7, 37) é o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos para 2007, que decorre de 18 a 25 de Janeiro. Celebrada anualmente, esta semana é um tempo significativo durante o qual as Igrejas de todo o mundo exprimem a sua aspiração e a sua vontade de caminhar rumo à unidade dos cristãos.
Os materiais para a semana são preparados, traduzidos e publicados conjuntamente pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão de Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Compreendem um esquema da celebração ecuménica, uma introdução ao tema para a semana e oito conjuntos de leituras bíblicas e meditações. Cada ano, um grupo ecuménico local prepara o material original. Leigos, pastores e sacerdotes de Umlazi-Bhekithemba, África do Sul, realizaram esse trabalho para 2007.
Para assinalar esta semana, a secção portuguesa da Pax Christi editou o "Dossier Oração pela Unidade dos Cristãos 2007", contendo o material preparado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas, um conjunto de textos sobre a unidade dos cristãos nos dias de hoje e sugestão de actividades sobre o tema do ecumenismo. Este dossier pode ser descarregado no site da Pax Christi Portugal.

Etiquetas: , , ,