a OBSERVATÓRIO DA PAX: PAZ E ESPIRITUALIDADE: Orações e Mensagens para Belém - Advento e Natal 2009

domingo, 6 de dezembro de 2009

PAZ E ESPIRITUALIDADE: Orações e Mensagens para Belém - Advento e Natal 2009

À medida que nos preparamos para celebrar o Advento e o Natal na segurança dos nossos lares e comunidades, não nos esqueçamos de rezar pela justiça, pela paz e pela segurança para a Palestina e para Israel

Mais uma vez este ano, as celebrações de Natal terão lugar num clima difícil para todos os habitantes da Terra Santa. Contudo, Belém, o lugar do nascimento de Jesus Cristo, continua a ser, antes de tudo e principalmente, uma cidade de paz. E mesmo nestes tempos difíceis, muitas pessoas e grupos recusam-se a abandonar a esperança. Continuam a procurar meios não-violentos para proclamar os seus direitos e trabalhar para um futuro justo e pacífico para ambos os povos.

Desde Dezembro de 2000, começamos uma nova tradição natalícia: enviar mensagens de paz para os habitantes de Belém. Mais uma vez, convidamos todas as pessoas, comunidades, igrejas e congregações, organizações a enviarem para Belém mensagens e orações de Advento e de Natal pela justiça e pela paz, por e-mail.

As mensagens e orações serão impressas e distribuídas como mensagens pessoais, como material pedagógico (por ex. nas escolas) e em celebrações inter-religiosas (nos locais de culto) e na nova casa da paz do Arab Educational Institute, frente ao Muro, junto do Túmulo de Raquel em Belém. As mensagens e as orações podem também incluir ideias para acções não-violentas.

Enviar uma mensagem ou uma oração por e-mail é uma forma importante de comunicar com as muitas pessoas que esperam ouvir uma palavra de esperança. Os habitantes de Belém apreciam muito receber mensagens e orações de pessoas de fora da região, tanto como um gesto pessoal como espiritual de consolo e de esperança por ocasião do Natal. Estas mensagens são uma maneira de quebrar o isolamento em que vivem.

Esta iniciativa é apoiada localmente por:
Instituto Árabe Educativo (Arab Educational Institute)
Biblioteca Itinerante para a Não-violência e a Paz (Library on Wheels for Non-violence and Peace)
Centro para a Resolução de Conflitos e Reconciliação (Centre for Conflict Resolution and Reconciliation)
Comissão Justiça e Paz de Jerusalém
Centro Wi’am (Wi’am Center)

Esta iniciativa é apoiada internacionalmente por:
Fórum Ecuménico Palestina-Israel do Conselho Mundial de Igrejas
Pax Christi Internacional
Fraternidade Internacional da Reconciliação (International Fellowship of Reconciliation)
Igreja e Paz (Church and Peace)
Presidência da Conferência das Comissões Justiça e Paz Europeias
Centro Asiático para o Progresso dos Povos (Asian Center for the Progress of Peoples)

Por favor enviem as vossas mensagens e orações de Natal pela paz por e-mail antes de 25 de Dezembro de 2009 (Natal Ocidental) e/ou 7 de Janeiro de 2010 (Natal Oriental). Apesar de o inglês ser a língua de preferência, os não anglófonos podem também enviar mensagens e orações na sua própria língua. As mensagens podem ser enviadas por e-mail para o Arab Educational Institute para o seguinte endereço: aei@p-ol.com. Todas as mensagens podem ser lidas em http://www.aeicenter.org/ ou em http://www.paxchristi.net.

Etiquetas: , , ,

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home