a OBSERVATÓRIO DA PAX: Tempo da Criação: 3. Economia ecológica

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Tempo da Criação: 3. Economia ecológica

Economia ecológica

Um desenvolvimento tecnológico e económico, que não deixa um mundo melhor e uma qualidade de vida integralmente superior, não se pode considerar progresso. Além disso, muitas vezes a qualidade real de vida das pessoas diminui – pela deterioração do ambiente, a baixa qualidade dos produtos alimentares ou o esgotamento de alguns recursos – no contexto dum crescimento da economia. (Laudato Si', n. 194)

Importa repensar os critérios pelos quais julgamos o desenvolvimento económico. O lucro, o aumento do consumo, a instalação de grandes empresas, etc., não são sinais de um desenvolvimento económico a longo prazo, que respeite os recursos e ritmos da natureza, ou o crescimento pessoal e social de todos os seres humanos num ambiente de paz e justiça.

Como guardiões da casa comum temos de estar atentos e defender a produção sustentável, o comércio justo e solidário, o consumo ético, os investimentos éticos, o desinvestimento em combustíveis fósseis e qualquer outra atividade económica que possa causar danos ao planeta e aos seus habitantes, o investimento em energias renováveis, etc.

Etiquetas: , , ,