a OBSERVATÓRIO DA PAX: Tempo da Criação: 2. Resposta ao grito dos pobres

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Tempo da Criação: 2. Resposta ao grito dos pobres

Resposta ao grito dos pobres

É necessário voltar a sentir que precisamos uns dos outros, que temos uma responsabilidade para com os outros e o mundo, que vale a pena ser bons e honestos. (Laudato Si', n. 229)

Dado que todos e tudo foi criado por Deus, toda a criação está interligada. Reconhecê-lo leva-nos a uma espiritualidade de solidariedade global, especialmente dando prioridade às necessidades dos que não se podem proteger e defender sozinhos: os pobres, os débeis e os vulneráveis. Exercer a solidariedade ajuda-nos a superar a tentação do individualismo, os interesses pessoais e a escutar o grito dos pobres.

Este caminho faz-se pela defesa da vida humana e de todas as formas de vida na Terra, com atenção especial aos grupos mais vulneráveis, incluindo comunidades indígenas, migrantes, refugiados, crianças em risco de escravidão, sem abrigo, desempregados, etc.

Como é que as nossas decisões diárias afetam os pobres? Por exemplo, na utilização dos recursos naturais, o emprego do nosso tempo e do nosso dinheiro, os locais onde fazemos compras, etc.



Etiquetas: , , ,