a OBSERVATÓRIO DA PAX: A Responsabilidade da Universidade pela Paz e pela Não-Violência

sexta-feira, 29 de maio de 2020

A Responsabilidade da Universidade pela Paz e pela Não-Violência

Artigo publicado na revista Educatio Catholica da Congregação para a Educação Católica do Vaticano, por Ken Butigan, membro do comité executivo da Iniciativa Católica para a Não-Violência e membro do corpo docente da Universidade DePaul.


Neste momento angustiante de violência e injustiça global, cada um de nós é chamado a lidar com esses desafios monumentais e a buscar um novo caminho, mais não-violento. As universidades estão particularmente bem posicionadas para desempenhar um papel de liderança nesta importante tarefa. Isto é especialmente verdade nas universidades católicas à luz da crescente aceitação pela Igreja institucional da ética universal da não-violência e à sua promoção de uma cultura de paz. Em termos teológicos cristãos, este é um momento Kairos - um momento de grande decisão, um momento para escolher um caminho a seguir em direção a um mundo mais não-violento - para o qual as instituições de ensino superior em todo o mundo estão a ser chamadas.

Este artigo examina a poderosa responsabilidade que as universidades católicas possuem para fomentar uma mudança não-violenta, ao refletir sobre as quatro questões seguintes:

* O caminho da paz e da não-violência não é uma especialização estreita, mas um apelo a todos

* O caminho da paz e da não-violência é uma ética abrangente

* O caminho da paz e da não-violência é cada vez mais reconhecido pela Igreja Católica institucional como uma ética central para a vida da Igreja e do mundo, e

* A universidade católica tem um papel especial na integração do caminho da paz e da não-violência na Igreja e no mundo. [...] Ler +

Etiquetas: