a OBSERVATÓRIO DA PAX: Fazei desabrochar a Paz... Reflexões para o Advento 2019 - 4ª Semana

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Fazei desabrochar a Paz... Reflexões para o Advento 2019 - 4ª Semana


Fazei desabrochar a Paz...

4ª SEMANA

A paz é uma conversão do coração e da alma, sendo fácil reconhecer três dimensões indissociáveis: a paz consigo mesmo; a paz com o outro; a paz com a criação.

PAPA FRANCISCO, «A boa política está ao serviço da paz». Mensagem para a celebração do dia mundial da paz 2019, n. 7


REFLEXÃO

A paz está relacionada com o desenvolvimento sustentável e a integridade da criação. O contexto atual de desigualdade e “globalização da indiferença” é uma grave ameaça à paz. A educação para a paz precisa, portanto, de integrar perspetivas de desenvolvimento e ecologia que visem erradicar a pobreza e a injustiça, proteger o meio ambiente, garantir o desenvolvimento de toda pessoa e da pessoa toda, bem como promover a harmonia e a estabilidade de toda a criação. A atual crise ecológica é uma crise do ego, que é profundamente prejudicial para a paz e o bem-estar de todos. A ameaça que as alterações climáticas representam para a Terra, a “nossa casa comum”, convoca-nos a incluir o compromisso ecológico como um aspeto integral da educação para a paz. Há uma necessidade de introduzir programas educativos que promovam uma maneira nova e interdependente de pensar sobre as nossas relações com o divino, o humano e a natureza. Tal educação pode ocorrer em contextos variados: famílias, escolas, comunidades religiosas, lugares de trabalho e meios de comunicação.

CONSELHO PONTIFÍCIO PARA O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO e CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS, Educação para a paz num mundo multirreligioso: Perspetiva Cristã, 2019, pp. 16.

Etiquetas: , , ,