a OBSERVATÓRIO DA PAX: Roteiro Ecuménico 2015 | Comissão Ecuménico do Porto

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Roteiro Ecuménico 2015 | Comissão Ecuménico do Porto

No seguimento de edições anteriores, a Comissão Ecuménica do Porto apresenta no contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o roteiro Ecuménico para 2015.

O novo roteiro é em si uma proposta para que as diversas Igrejas e cristãos do grande Porto partilhem entre si e ao longo de todo o ano os dons espirituais e materiais dados por Cristo. Neste sentido e através de celebrações e encontros em conjunto, haverá uma partilha da riqueza espiritual de cada tradição eclesial na vivência dos diferentes ritos litúrgicos. Também e na abertura à sociedade e na dádiva dos seus dons, as Igrejas irão estar junto dos mais necessitados concretamente os sem-abrigo e os doentes hospitalizados.

O roteiro apresenta um conjunto diversificado de propostas que vão desde as celebrações a uma conferência, passando pelos cantares nas ruas do Porto.

Os eventos são organizados por Igrejas e movimentos diversos que espelham o rico mosaico ecuménico presente no Porto.

A Declaração Conjunta do Reconhecimento Mútuo do Sacramento do Baptismo, assinada em janeiro de 2014, abriu diversas janelas de oportunidade para o caminhar ecuménico que importa aproveitar e valorizar, por isso, procuraremos estimular o desenvolvimento de iniciativas que ajudem a promover e aprofundar a declaração e a criar visões, com o auxílio do Espírito Santo, para outros passos ecuménicos.

À luz da atual conjuntura económica e social que o país atravessa, a Comissão Ecuménica do Porto, procurará para o presente ano a promoção de iniciativas que possibilitem uma reflexão comum sobre o papel das igrejas e dos cristãos na promoção de uma sociedade mais justa, fraterna e reconciliada, fieis ao desejo profundo de unidade de Jesus que orou ao Pai: para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste. S. João 17, 21.

Download Cartaz PDF - Download Flyer PDF

Comissão Ecuménica do Porto 


Etiquetas: