a OBSERVATÓRIO DA PAX: ECUMENISMO: Sugestões de leitura

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

ECUMENISMO: Sugestões de leitura

Colhendo os frutos:  Aspectos da fé cristã no diálogo ecuménico / Cardeal Walter Kasper - Lisboa: Paulinas, 2011

O Concílio Vaticano II, no seu Decreto sobre o Ecumenismo (Unitatis redintegratio), declarou o restabelecimento da unidade entre todos os cristãos como uma das suas principais preocupações. A divisão entre os cristãos escandaliza o mundo e lesa a causa mais sagrada que é a pregação do Evangelho a toda a criatura. O Cardeal Walter Kasper, um dos membros mais experientes, autorizados e respeitados da hierarquia do Vaticano, tem trabalhado de forma incansável para esses objetivos. Neste livro, resume os resultados dos diálogos oficiais, ao longo de quarenta anos, entre a Igreja Católica e as Igrejas Luterana, Reformada, Anglicana e Metodista, apresenta um projeto de «consenso e convergência» e oferece um mapa diretivo para o avanço do ecumenismo. De importância fundamental, esta obra debruça-se sobre as principais questões do diálogo ecuménico: Jesus Cristo, a Santíssima Trindade, a Justificação, a Igreja e os sacramentos do Batismo e da Eucaristia. (Mais ...)

Paulinas Editora



 Ler excerto
Ecumenismo: situação e perspectivas / José Eduardo Borges de Pinho - Lisboa: Universidade Católica Editora, 2011 ( Campus do saber; 22)

Objectivo primeiro destas páginas é apresentar de forma sucinta os dados fundamentais da actual situação ecuménica, tendo em conta os acontecimentos mais relevantes da evolução histórica recente e, de modo particular, o caminho percorrido desde o Concílio Vaticano II pela Igreja Católica. Neste sentido são analisadas as questões doutrinais e de estrutura eclesial que continuam a separar as principais Igrejas cristãs, procurando-se evidenciar tanto as aproximações já conseguidas como os problemas que persistem. Neste contexto presta-se atenção aos factores que fazem do caminhar ecuménico um processo reconhecidamente complexo, sujeito a avanços e a retrocessos. Nesta ordem de ideias, delineiam-se perspectivas e interpelações para o futuro, na consciência de que na tarefa ecuménica estão em causa a fidelidade ao Evangelho e o serviço que os cristãos são chamados a prestar à humanidade. seu enquadramento no mundo bíblico e a riqueza teológica. (Mais ...)

Ler excerto

Universidade Católica Editora



Uma Caminhada Ecuménica: 25 anos de Testemunho e Serviço em Portugal - Conselho Português de Igrejas Cristãs, 1996

Livro informativo acerca da história do Ecumenismo em Portugal e do Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC). (Mais ...)

Igreja Evangélica Metodista Portuguesa

Etiquetas: ,