a OBSERVATÓRIO DA PAX: ADVENTO 2014: 3º DOMINGO DO ADVENTO

sábado, 13 de dezembro de 2014

ADVENTO 2014: 3º DOMINGO DO ADVENTO

1. Ambientação

Todos têm direito ao trabalho. […] Todos têm direito à segurança social. […] Os jovens gozam de protecção especial para efectivação dos seus direitos económicos, sociais e culturais, nomeadamente: a) No ensino, na formação profissional e na cultura; b) No acesso ao primeiro emprego, no trabalho e na segurança social.

Constituição da República Portuguesa. VII Revisão Constitucional [2005]. Artigos 58º, 63º e 70º


2. Reflexão

Não existe pior pobreza material – faço questão de o frisar – do que a que não permite que se ganhe o pão e priva da dignidade do trabalho. O desemprego juvenil, a informalidade e a falta de direitos laborais não são inevitáveis, são o resultado de uma prévia opção social, de um sistema económico que põe os benefícios acima do homem, se o benefício é económico, acima da humanidade ou do homem, são efeitos de uma cultura do descarte que considera o ser humano como um bem de consumo, que se pode usar e depois deitar fora.
Hoje, ao fenómeno da exploração e da opressão soma-se uma nova dimensão, um aspecto gráfico e duro da injustiça social; os que não se podem integrar, os excluídos são descartados, «a demasia». Esta é a cultura do descarte […]. Isto acontece quando no centro de um sistema económico está o deus dinheiro e não o homem, a pessoa humana. Sim, no centro de cada sistema social ou económico deve estar a pessoa, imagem de Deus, criada para que seja o denominador do universo. Quando a pessoa é deslocada e chega o deus dinheiro dá-se esta inversão de valores.

PAPA FRANCISCO – Discurso aos Participantes no Encontro Mundial dos Movimentos Populares (28 de Outubro de 2014)


3. Gesto de Paz

Acende-se a TERCEIRA VELA da Coroa do Advento.

Ao acendermos a terceira vela da Coroa do Advento, recordemos todos aqueles que conhecemos, próximos ou mais distantes, que perderam o seu trabalho, estão desempregados, tiveram que emigrar à procura de trabalho: são jovens à procura de um meio de vida, trabalhadores que foram dispensados depois de muitos anos de trabalho e dedicação, são professores que foram deslocados e descartados, são funcionários colocados em requalificação,… Todos conhecemos alguém a quem foi recusado o direito ao trabalho digno e ao sustento. Como vamos ser solidários? Em que acções podemos participar?
Neste 3º Domingo do Advento comprometemo-nos a _________________________


4. Oração

1. Senhor, Deus de Abraão e dos Profetas, Deus Amor que nos criaste e chamas a viver como irmãos, dá-nos a força para sermos cada dia artesãos da paz; dá-nos a graça da coragem de sair de tudo aquilo que é destruição, devastação, relativismo de vida, exclusão do próximo, exclusão dos valores, exclusão da paz.

Todos: Senhor, dá-nos Tu a paz, ensina-nos Tu a paz, guia-nos Tu para a paz!


5. Bênção

1. O Senhor abra os nossos olhos e os nossos corações e nos dê a coragem de dizer: «Nunca mais a guerra!».

Todos: Glória a Deus, nosso Pai, para sempre. Ámen.

1. O Senhor infunda em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz.

Todos: Glória a Deus, nosso Pai, para sempre. Ámen.


In: «Não havia lugar para eles...» (Lc 2,7). Contributos para a celebração do Advento 2014. Esta brochura está disponível online aqui.

Etiquetas: , ,