a OBSERVATÓRIO DA PAX: ADVENTO 2013: 4º DOMINGO DO ADVENTO

sábado, 21 de dezembro de 2013

ADVENTO 2013: 4º DOMINGO DO ADVENTO

1. Ambientação 

À medida que a história da salvação avança, o homem descobre que Deus quer fazer a todos participar como irmãos da única bênção, que encontra a sua plenitude em Jesus, para que todos se tornem um só. O amor inexaurível do Pai é-nos comunicado em Jesus, também através da presença do irmão. A fé ensina-nos a ver que, em cada homem, há uma bênção para mim, que a luz do rosto de Deus me ilumina através do rosto do irmão. 

PAPA FRANCISCO – Lumen fidei,n. 54 


2. Reflexão 

Quando o homem pensa só em si mesmo, nos seus próprios interesses e se coloca no centro, quando se deixa fascinar pelos ídolos do domínio e do poder, quando se coloca no lugar de Deus, então deteriora todas as relações, arruína tudo; e abre a porta à violência, à indiferença, ao conflito. É exatamente isso o que nos quer fazer compreender o trecho do Génesis em que se narra o peca-do do ser humano: o homem entra em conflito consigo mesmo, percebe que está nu e esconde-se porque sente medo (Gn 3,10); sente medo do olhar de Deus; acusa a mulher, aquela que é carne da sua carne (v. 12); rompe a har-monia com a criação, chega a levantar a mão contra o seu irmão para matá-lo. Podemos dizer que da harmonia se passa à “desarmonia”? Podemos dizer isso: que da harmonia se passa à desarmonia? Não, não existe a “desarmonia”: ou existe harmonia ou se cai no caos, onde há violência, desavença, confronto, medo...
É justamente neste caos que Deus pergunta à consciência do homem: «Onde está Abel, teu irmão?». E Caim responde «Não sei. Acaso sou o guarda do meu irmão?» (Gn 4,9). Esta pergunta também se dirige a nós, e também nos fará bem perguntarmo-nos: Acaso sou o guarda do meu irmão? Sim, tu és o guarda do teu irmão! Ser pessoa humana significa sermos guardas uns dos outros! Contudo, quando se rompe a harmonia, dá-se uma metamorfose: o irmão que devíamos guardar e amar transforma-se em adversário a combater, a suprimir. Quanta violência surge a partir daquele momento, quantos conflitos, quantas guerras marcaram a nossa história! […] E ainda hoje prolongamos esta história de confronto entre os irmãos, ainda hoje levantamos a mão contra quem é nosso irmão.

PAPA FRANCISCO – Homilia na Vigília de Oração pela Paz. 7 de setembro de 2013, n. 2 


3. Gesto de Paz 

Acende-se a QUARTA VELA da Coroa do Advento. 

A história das relações humanas é feita de rompimentos que quebram a harmonia e provocam lutas e conflitos. Na nossa vida onde temos encontrado essas situações de conflito, de inveja, de luta pelo poder? Identifiquemos uma situação destas em que estejamos envolvidos: sendo nós o alvo (a vítima), ou os causadores do conflito, ou ainda apenas testemunhas passivas. Como podemos alterar a situação e com a ajuda de quem? Podemos promover um encontro entre todos para analisar a situação? Podemos falar com alguém que possa contribuir para a sua resolução? Podemos simplesmente acompanhar a(s) vítima(s) e dar-lhes apoio? Está na altura de o fazer!


4. Oração

1. Bom Deus, que nos deste a tua Paz, permite-nos partilhá-la com quem está à nossa volta para que o amor e a harmonia estejam sempre presentes nas nossas vidas, para que todo o mundo seja feliz, para que possamos viver dignamente e como irmãos e para que todos se alegrem na tua presença.

Todos: Unidos na diversidade, invocamos a tua Graça Infinita e com humildade suplicamos-te que recebas a nossa oração e nos convertas em instrumentos da tua Paz.


5. Bênção

1. No meio da ira, da violência e da decepção; no meio de guerras e destruição da terra, o Senhor nos mostre a sua luz e nos conceda a força para mudar o ódio em amor, a vingança em perdão, a guerra em paz.

Todos: Ao Senhor, nosso Deus, que dirige palavras de paz ao seu povo e a todos os que a Ele se convertem de coração sincero, seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Ámen.


In: Reconstruamos a casa da harmonia e da paz! Contributos para a celebração do Advento 2013. Esta brochura está disponível online aqui.

Etiquetas: , ,