a OBSERVATÓRIO DA PAX: Pax Christi Internacional: O diálogo é o único caminho para o fim da violência na Síria

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Pax Christi Internacional: O diálogo é o único caminho para o fim da violência na Síria

A “Pax Christi Internacional”, movimento católico internacional para a paz, está profundamente preocupada com os últimos acontecimentos na Síria.

Condenando de forma inequívoca o uso de armas químicas, independentemente de quem perpetrou o ataque, a Pax Christi apela, com as nações do mundo, ao reconhecimento da responsabilidade e autoridade do Conselho de Segurança da ONU para resolver esta violação flagrante do direito internacional e da moralidade e a trabalhar com as Nações Unidas para proteger - sem escalada da violência - o povo sírio. Isto deve ser feito por meio de esforços diplomáticos urgentes para parar imediatamente o fluxo de armas para ambos os lados e para todos os grupos militantes e trazer todas as partes envolvidas no conflito à mesa de negociações. Muitos estados têm ajudado a alimentar o conflito armado na Síria através do envio de armas para a região; chegou o momento de a comunidade internacional cooperar plenamente com um embargo de armas e apoiar inequivocamente o diálogo, a única via que pode acabar com a horrível violência.

Como parte da solução política, deve ser tida em séria consideração a implementação de uma força policial multinacional na Síria, desarmada ou minimamente armada, para começar a proteger zonas de não-violência em apoio dos sírios comprometidos com a paz. Convidamos também o Papa Francisco a unir-se com líderes de todo o mundo cristãos, muçulmanos, de outras religiões e de todas as tradições para reunir uma força de paz de fé e enviá-la para acompanhar o povo sírio durante este tempo de grande perigo e sofrimento.

A Pax Christi apela urgentemente aos líderes religiosos - independentemente da comunidade específica a que pertençam - para usarem a sua autoridade moral mostrando claramente em privado e em público a importância do fim da guerra e defendendo de forma consistente uma solução política para o conflito armado; apoiando, também, a criação de zonas de não-violência, e promovendo campanhas ativas de oração, não-cooperação e testemunho público para um fim imediato da violência na Síria.

A Pax Christi Internacional também manifesta a sua mais profunda solidariedade com o povo da Síria. Oramos por todos os que permanecem na Síria, por aqueles que deixaram o país, por todos os que perderam os seus entes queridos, por todos os que olham o futuro com muito receio e, de modo especial, pelos corajosos construtores da paz que resistiram à violência e tentaram trabalhar para uma mudança positiva através de formas não-violentas.

Bruxelas, 29 de Agosto de 2013

Etiquetas: , ,