a OBSERVATÓRIO DA PAX: "Há muitas moradas na Casa da Paz": Assembleia Mundial Trienal da Pax Christi Internacional

domingo, 16 de maio de 2010

"Há muitas moradas na Casa da Paz": Assembleia Mundial Trienal da Pax Christi Internacional

Mais de uma centena de delegados de todos os Continentes, representando 40 países, estiveram reunidos em Estrasburgo, França, desde a passada Quarta-feira, 12 de Maio, até hoje, Domingo, 16 de Maio, para a realização da Assembleia Mundial Trienal (AMT) da Pax Christi Internacional, Movimento Católico Internacional para a Paz.
Vindos dos quatro cantos do mundo, os participantes avaliaram e reformularam o quadro estratégico e os planos de acção definidos para os três anos transactos, formulando novos caminhos para a acção do movimento.
Tendo como tema "Há muitas moradas na Casa da Paz", os participantes na Assembleia fizeram um percurso de reflexão partindo do texto do Evangelho de S. João 14, procurando ler os sinais dos tempos e explorando novas abordagens e caminhos inovadores para a acção na construção da paz.
Através do estudo e de testemunhos foram abordadas realidades como: Migrações Humanas provocadas pelos conflitos; Juventude e a violência - agitação social; Mudanças Climáticas; Violência e Refugiados climáticos; Desarmamento Nuclear; Justiça Transicional e Comissões de Verdade e, ainda, Radicalização Violenta nos conflitos religiosos.
"Não há um caminho para a paz, a paz é o caminho": Para os participantes desta AMT ficou claro que a sua vida, bem como a vida de todos os homens e mulheres de boa vontade, é uma viagem na paz - uma viagem para a realização da paz.
Alguns dos textos produzidos e dos relatórios apresentados serão divulgados logo que possível pela Secção portuguesa da Pax Christi.
A AMT terminou hoje com a apresentação da Declaração final e uma celebração eucarística na Catedral de Estrasburgo.
Em simultâneo, entre 10 e 15 de Maio, decorreu um seminário europeu para os jovens, sobre "Desarmamento e Desenvolvimento Sustentável". Cerca de 30 jovens de diferentes países europeus, participaram neste seminário.

Etiquetas: