a OBSERVATÓRIO DA PAX: JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Bento XVI pede mudança global para eliminar a fome

terça-feira, 17 de novembro de 2009

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Bento XVI pede mudança global para eliminar a fome

Bento XVI lançou esta Segunda-feira, em Roma, um apelo em favor do acesso "regular e adequado" à alimentação e à água de todas as pessoas do mundo, condenando a "especulação" que chegou ao mercado dos cereais.
O Papa marcou presença na Cimeira Mundial da Alimentação, encontro do Fundo da ONU para a agricultura e a alimentação (FAO), que junta mais de 60 chefes de Estado e de Governo para debater a fome do mundo.
"É preciso contestar o egoísmo que permite que a especulação penetre mesmo no mercado dos cereais, colocando a comida no mesmo plano que todas as outras mercadorias", afirmou.
Sublinhando a necessidade de "repensar os mecanismos de segurança alimentar" mundiais, o Papa sublinhou a importância de "uma consciência solidária que considere o direito à alimentação e o acesso à água como direitos universais de todos os seres humanos, sem distinções ou discriminações".
Na sua intervenção, com mais de 20 minutos, Bento XVI defendeu que é preciso mudar os estilos de vida, pessoais e comunitários, considerando que não é possível admitir a "opulência" quando o drama da fome se torna "cada vez maior". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,