a OBSERVATÓRIO DA PAX: SEGURANÇA HUMANA: Cáritas pede uma nova ética global para as alterações climáticas

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

SEGURANÇA HUMANA: Cáritas pede uma nova ética global para as alterações climáticas

A Cáritas Internationalis está a apelar a uma abordagem nova sobre as alterações climáticas. O apelo surge no relatório "Justiça Climática: procurando uma nova ética global", recentemente publicado.
Os efeitos devastadores das alterações climáticas são uma evidência diária para as comunidades mais pobres na maioria dos 200 países onde a Cáritas trabalha. Este facto está a “minar” o trabalho humanitário e de desenvolvimento dos seus 164 membros e ameaça aumentar o número de emergências no futuro.
As informações do relatório "Justiça Climática: procurando uma nova ética global" não se restringem a factos científicos sobre as alterações climáticas, mas focam a dimensão ética, moral e teológica da crise.
Tendo como pano de fundo a Cimeira de Copenhaga, agendada para Dezembro, sobre o clima, o relatório incita os governos a adoptar um entendimento legal conjunto para reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa e aumentar o apoio financeiro e tecnológico aos países mais pobres para que estes possam adaptar-se às difíceis condições climáticas. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,