a OBSERVATÓRIO DA PAX: CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA: Prémio da Paz da Pax Christi Internacional 2009

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA: Prémio da Paz da Pax Christi Internacional 2009

O Comité Executivo da Pax Christi Internacional e o Fundo Cardeal Bernardus Alfrink para a Paz decidiram atribuir o prémio de 2009 a Justine Masika Bihamba, de Goma, na Província do Kivu Norte da República Democrática do Congo.
Durante vários anos, Justine Masika trabalhou para melhorar a vida das mulheres rurais, defendeu os direitos humanos e ajudou as vítimas de guerra, especialmente as mulheres que foram alvo de actos de violência sexual.
Desde 2003 tem sido a coordenadora do Synergie des Femmes pour les Victimes des Violences Sexuelles (SFVS), uma ONG, composta por 35 organizações de mulheres na República Democrática do Congo, que defende a dignidade das mulheres e raparigas que foram violadas ou traumatizadas pela violência sexual relacionada com a guerra.
A cerimónia de entrega do prémio, organizada pela Pax Christi Itália e pela Pax Christi Internacional, terá lugar em Roma no dia 26 de Outubro de 2009.

Mais sobre Justine Masika Bihamba em:
*http://storage.paxchristi.net/Peace ou em *http://worldchangers.immagazine.sapo.pt/pt/home/d/64

Mais sobre o Prémio da Paz da Pax Christi Internacional em http://www.paxchristi.net/international/eng/about_cont.php?wat=awards

Etiquetas: ,