a OBSERVATÓRIO DA PAX: DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO: Por um mundo livre de armas nucleares

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO: Por um mundo livre de armas nucleares

O comité central do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), reunido de 26 de Agosto a 2 de Setembro de 2009, em Genebra (Suiça), adoptou no dia 1 de Setembro de 2009 uma “Declaração de esperança num ano de oportunidades: por um mundo livre de armas nucleares”.

Sete décadas após o início da era nuclear, a declaração apela às Igrejas a aproveitarem as oportunidades promissoras que o próximo ano oferecerá para trabalhar a favor de um mundo sem armas nucleares. Entre estas oportunidades, está uma sessão especial sobre desarmamento do Conselho de Segurança da ONU para os Chefes de Estado, que será presidida pelo Presidente Barack Obama no dia 24 de Setembro de 2009, bem como o Dia Internacional de Oração pela Paz, no dia 21 de Setembro.
A declaração do CMI apela aos Estados que possuem armas nucleares a respeitarem “o compromisso inequívoco de eliminar totalmente os arsenais nucleares com o objectivo de alcançar o desarmamento nuclear”. Convida igualmente as Igrejas a apoiarem os seus governos a tornarem todas regiões do mundo mais seguras através do estabelecimento de zonas livres de armas nucleares.
CMI

Etiquetas: ,