a OBSERVATÓRIO DA PAX: JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Reflexão da CNJP para a Quaresma de 2009

quarta-feira, 4 de março de 2009

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Reflexão da CNJP para a Quaresma de 2009

Está publicado o texto CNJP de reflexão para a Quaresma de 2009 intitulado Na crise, viver a esperança e fortalecer a solidariedade, construindo um mundo melhor - uma responsabilidade de todos nós.

Como em anos anteriores, a Comissão Nacional Justiça e Paz coloca à disposição das comunidades cristãs e dos homens e mulheres de boa vontade um texto que os possa ajudar a uma reflexão mais profunda em tempo de Quaresma. No contexto actual, a Comissão entendeu que deveria consagrar este documento a alguns aspectos relevantes da actual crise mundial, que a todos afecta e de todos requer um esforço de discernimento e um renovado compromisso pessoal e colectivo no sentido de vencer a crise e, do mesmo passo, contribuir para a edificação de um mundo mais justo e mais solidário.
Em última instância, a esperança cristã radica no amor de Deus, que através do seu Filho Jesus Cristo, salvou a Humanidade. Fê-lo não à margem dos homens, mas envolvendo-os, consigo, num processo que atravessa a história com todas as suas vicissitudes, tristezas e alegrias.
Quer isto dizer que, na actual situação, como em quaisquer outras, ninguém pode permanecer passivo, como se as soluções para os problemas pessoais e colectivos houvessem de vir dos «outros», sem qualquer contributo de cada um. Seja como membros da grande família humana, toda ela afectada pela crise, seja como portadores da esperança, para nós e para os outros, somos chamados a reflectir sobre os acontecimentos e a conduzi-los no sentido da justiça e da paz. Assim, a conversão a que o tempo quaresmal convida não se limitará à sua dimensão individual, mas abrangerá, também, a nossa relação e solidariedade com os outros, envolvidos pelo amor de Deus, que se estende sobre todos e cada um. (Mais …)

Etiquetas: , ,