a OBSERVATÓRIO DA PAX: PAX CHRISTI: Nova presidência da Pax Christi Internacional

quinta-feira, 3 de maio de 2007

PAX CHRISTI: Nova presidência da Pax Christi Internacional

Durante a sua Assembleia Geral Anual realizada no dia 28 de Abril de 2007 em Antuérpia, Bélgica, a Pax Christi Internacional elegeu os seus novos presidentes, Mons. Laurent Monsengwo e Marie Dennis. Os seus três anos de mandato como Co-Presidentes do Movimento terão início na Assembleia Mundial Trienal da Pax Christi Internacional, que se realizará de 30 de Outubro a 4 de Novembro de 2007 em Torhout, Bruges (Bélgica). O actual Presidente Internacional, S. B. Michel Sabbah, Patriarca Latino de Jerusalém, continuará no cargo até ao dia 3 de Novembro de 2007.

A Pax Christi Internacional foi fundada em 1945 em França, pela Sra Marthe Dortel-Claudot e por Mons. Théas, como um Movimento de Católicos Europeus que desejavam promover a reconciliação no final da Segunda Guerra Mundial. Hoje, a Pax Christi tornou-se uma rede dinâmica alicerçada na Fé e é composta por mais de 100 Organizações-Membros activas em todo o mundo. Ao eleger dois Co-Presidentes, uma mulher leiga e um bispo, para dirigir o movimento, a Pax Christi retorna às suas origens e propõe na Igreja Católica um modelo de liderança partilhada.

Mons. Laurent MONSENGWO PASYNIA (República Democrática do Congo)
Arcebispo de Kisangani e Presidente da Conferência Episcopal Católica da República Democrática do Congo, antigo presidente do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SCEAM), Mons. Monsengwo trabalhou sempre incansavelmente para a construção da paz no seu país e em todo o continente africano. Está convencido de que uma paz duradoura só se pode realizar através do diálogo entre os cidadãos dos diversos países. É regularmente consultado por altos dirigentes políticos sobre problemas do continente africano. Membro do Comité Executivo da Pax Christi Internacional desde 1999 é actualmente vice-presidente até 3 de Novembro de 2007. Mons. Monsengwo é também membro do Conselho Pontifício Justiça e Paz.

Marie DENNIS (Estados Unidos)
Como Directora do Secretariado Maryknoll para os Problemas do Mundo (Organização-Membro da Pax Christi Internacional), Marie Dennis é responsável por levar a voz e experiência dos Missionários de Maryknoll e o seu empenho para a paz, a justiça social e a integridade da criação, junto dos decisores políticos dos Estados Unidos e de outros governos, do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional, da ONU e do mundo económico. Tem uma vasta experiência internacional, especialmente relacionada com a América Latina e África e é autora ou co-autora de seis obras sobre a paz, a justiça social e a espiritualidade. Designada Embaixadora da Paz da Pax Christi Estados Unidos, Marie Dennis é membro do Comité Executivo da Pax Christi Internacional desde 1999 e vice-presidente até 3 de Novembro de 2007.

Bruxelas, 30 de Abril de 2007

Etiquetas: