a OBSERVATÓRIO DA PAX: ÁFRICA: 14 de Abril, Dia de Oração e de Acção pelo povo do Zimbabwe

quinta-feira, 12 de abril de 2007

ÁFRICA: 14 de Abril, Dia de Oração e de Acção pelo povo do Zimbabwe

Em solidariedade com um apelo à oração feito pelos Bispos católicos do Zimbabwe e pela Conferência Episcopal dos Bispos da África do Sul, a Pax Christi Internacional apela à oração e à acção pelo povo do Zimbabwe no próximo Sábado, 14 de Abril.

A crise no Zimbabwe aumenta cada vez mais seriamente, de acordo com os Bispos católicos, “à medida que o sofrimento da população se torna cada vez mais insistente, gerando mais e mais pressão através de boicotes, greves, manifestações e sublevações, o Estado responde com uma opressão ainda maior, com prisões, detenções, interdições, violência e tortura… a situação é extremamente instável”.
O presidente Robert Mugabe também enfrenta uma oposição cada vez maior dentro do seu próprio partido ZANU-PF. No entanto, não há sinais de que o octogenário líder renuncie ao poder, apesar do aumento das pressões internas e externas. Líderes africanos pediram ao Presidente da África do Sul Thabo Mbeki para mediar a crise política do país.
Numa recente carta pastoral, a Conferência Espiscopal do Zimbabwe apela à “acção concreta” para inspirar esperança e propõe que o dia 14 de Abril seja observado como Dia de Oração e Jejum pelo Zimbabwe. A Pax Christi International apelou igualmente à oração e à acção através da sua rede mundial em nome do povo do Zimbabwe, convidando a:
- Encontros de oração e acções em solidariedade com o Zimbabwe no próximo Sábado, 14 de Abril;
- Cartas e telefonemas às Embaixadas do Zimbabwe nos países onde existam Organizações Membros da Pax Christi, solicitando o fim da repressão violenta da oposição e o compromisso a uma mudança pacífica e democrática;
- Assinatura da Carta de Solidariedade e Paz aos nossos Irmãos e Irmãs do Zimbabwe, a ser publicada em cooperação com o Maryknoll Office on Global Concerns, uma organização membro da Pax Christi Internacional, que pode ser assinada em http://www.petitiononline.com/22530309/petition.html.

Etiquetas: ,