a OBSERVATÓRIO DA PAX: MÉDIO ORIENTE: A Pax Christi Internacional reitera o seu apelo a favor de um Processo de Paz global no Médio Oriente

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

MÉDIO ORIENTE: A Pax Christi Internacional reitera o seu apelo a favor de um Processo de Paz global no Médio Oriente

A Pax Christi Internacional apela para que sejam iniciadas de imediato acções internacionais que visem o desenvolvimento de um novo Processo de Paz, justo e global, no Médio Oriente. Este apelo surge na sequência de uma consulta efectuada junto dos participantes das organizações membros e parceiras reunidos por ocasião da Terceira Consulta Regional da Pax Christi para o Médio Oriente no Chipre, de 8 a 11 de Dezembro de 2006. Este apelo renova o já apresentado na declaração da Pax Christi Internacional às Nações Unidas logo após a Guerra de Julho de 2006.
A situação no Médio Oriente é actualmente frágil. Os conflitos e a ameaça de mais violência e guerra dominam a região e não só. Os desafios e os problemas sem resolução são enormes! A população civil, em especial os mais pobres e fracos, não beneficiam da protecção a que têm direito de acordo com o Direito Internacional Humanitário. Deste modo, os participantes na referida Consulta Regional, apelam com insistência junto de todas as partes envolvidas para que actuem IMEDIATAMENTE, com consciência e responsabilidade, no sentido de implementar uma paz global, para o bem das gerações futuras. Declaração disponível em inglês, holandês, francês e espanhol.

Etiquetas: ,