a OBSERVATÓRIO DA PAX: Convite - Encontro Nacional da Pax Christi Portugal, 14 de novembro 2015‏‏

sábado, 7 de novembro de 2015

Convite - Encontro Nacional da Pax Christi Portugal, 14 de novembro 2015‏‏

Encontrando-se o tema da família no centro duma profunda reflexão eclesial, a Direção da Pax Christi Portugal achou ser oportuna uma reflexão sobre a questão da família e a educação para a paz.

Neste sentido, o Encontro Nacional da Pax Christi Portugal, que terá lugar a 14 de novembro, a partir das 14:30, na Capela do Rato, Calçada Bento da Rocha Cabral - 1B, em Lisboa (Metro: RATO), terá como tema de reflexão: "Família, espaço de aprender perdão, encontro e paz: desafios atuais".

Estamos convictos de que, como afirmou o Papa Bento XVI na sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2013, «na família, nascem e crescem os obreiros da paz, os futuros promotores duma cultura da vida e do amor». A família, de facto, «é a primeira escola, onde se educa para a justiça e a paz» (PAPA BENTO XVI – Educar os jovens para a justiça e a paz. Mensagem para o XLV Dia Mundial da Paz (2012), n. 2). É na família – célula fundamental da sociedade humana, «espaço onde se aprende a conviver na diferença e a pertencer aos outros» (PAPA FRANCISCO - Evangelii gaudium, n. 66) –, que os filhos aprendem aqueles valores humanos e religiosos que permitem uma convivência construtiva e pacífica e representam uma autêntica educação para a paz: «amor de Deus e do próximo, abertura a Deus e ao outro, acolhimento, diálogo, cooperação e partilha com o outro, não-violência, perdão, disponibilidade para sofrer ao serviço de Deus e do próximo, harmonia com a natureza, coragem, generosidade» (RENÉ COSTE – A Evangelização da Paz, hoje. Bruxelas: Pax Christi Internacional, 1994, p. 16).

PROGRAMA:

14:30 - Acolhimento
14:45 - A família como espaço de aprender perdão, encontro e paz (D. Manuel Linda, Presidente da Pax Chtisti Portugal)
           - Debate
15:45 - Intervalo
16:00 - Desafios atuais do mundo digital à família como espaço de encontro (Margarida Saco, Vice-Presidente da Pax Chtisti Portugal)
           - Debate
17:00 - Encerramento

ENTRADA LIVRE.

Contamos com a sua presença e também com a sua colaboração e empenho para divulgar esta iniciativa na sua paróquia e junto dos seus amigos.