a OBSERVATÓRIO DA PAX: Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação: Cântico das Criaturas

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação: Cântico das Criaturas

CÂNTICO DAS CRIATURAS

Altíssimo, omnipotente, bom Senhor,  
a Ti o louvor, a glória, a honra e toda a bênção.

Louvado sejas, meu Senhor,  
com todas as tuas criaturas,  
especialmente o meu senhor irmão Sol,  
o qual faz o dia e por ele nos alumia.
E ele é belo e radiante, com grande esplendor:  
de ti, Altíssimo, nos dá ele a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor,  
pela Irmã lua e estrelas:  
no céu as acendeste, claras, e preciosas, e belas.

Louvado sejas, meu Senhor,  
pelo irmão vento e pelo ar, e nuvens,  
e sereno, e todo o tempo,  
por quem dás às tuas criaturas o sustento.

Louvado sejas, meu Senhor,  
pela irmã água, que é tão útil, e humilde,  
e preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor,  
pelo irmão fogo, pelo qual alumias a noite e ele
é belo, e jucundo, e robusto, e forte.

Louvado sejas, meu Senhor,  
pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta
e governa e produz variados frutos, com flores
coloridas, e verduras.

Louvai e bendizei a meu Senhor,  
e dai‐lhe graças e servi‐o com grande
humildade.


S. Francisco de Assis

Etiquetas: ,