a OBSERVATÓRIO DA PAX: «GUARDAR A CRIAÇÃO INTEIRA». Um serviço que o Bispo de Roma é chamado a cumprir | La Civiltà Cattolica

terça-feira, 16 de junho de 2015

«GUARDAR A CRIAÇÃO INTEIRA». Um serviço que o Bispo de Roma é chamado a cumprir | La Civiltà Cattolica

No próximo dia 18 de junho será publicada a Encíclica do Papa Francisco sobre a Ecologia, que se intitulará ‘Laudato si, sobre o cuidado da casa comum’. O Magistério da Igreja colocará assim a temática ambiental no coração da sua doutrina social.

O editorial do último número da revista dos jesuítas italianos "La Civiltà Cattolica" (n. 3960/2015) expõe em síntese o percurso ecológico que os Pontífices publicaram nos últimos 50 anos até Francisco, o qual, no início do seu Pontificado, disse que "Cuidar da criação inteira" é "um serviço que o Bispo de Roma é chamado a cumprir". O Papa Francisco sempre apontou a harmonia entre todos os seres viventes: existe uma visão antropológica, mas não antropocêntrica. O seu compromisso conduz-nos a uma espiritualidade ecológica, isto é, a uma vida espiritual e sacramental que não seja separada do facto que habitamos a criação como uma "casa".

Baixe aqui o texto completo em italiano (original) ou em português.

Etiquetas: ,