a OBSERVATÓRIO DA PAX: 8 de junho: «Invocação pela paz» na Terra Santa

sexta-feira, 6 de junho de 2014

8 de junho: «Invocação pela paz» na Terra Santa



A Santa Sé apresentou hoje o programa do encontro de oração pela paz que vai reunir este domingo no Vaticano os presidentes de Israel e da Palestina no Vaticano, a convite do Papa Francisco.

A iniciativa, intitulada ‘Invocação pela paz’, com início marcado para as 19h00 (menos uma em Lisboa), prevê momentos de oração de judeus, cristãos e muçulmanos.

Shimon Peres e Mahmoud Abbas vão chegar ao Vaticano com um intervalo de 15 minutos (18h15 e 18h30, respetivamente, sendo recebidos pelo Papa à entrada da Casa de Santa Marta, onde reside.

Além dos três responsáveis vai marcar presença o patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu, seguindo todos no mesmo automóvel até aos Jardins do Vaticano, onde decorrerá a celebração.

A invocação começa com uma peça musical e a explicação, em inglês, da forma como a mesma vai decorrer, respeitando a ordem cronológica das três religiões: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

Os momentos de oração serão em hebraico, inglês, italiano e árabe, com pedidos de perdão e de paz.

Após a intervenção do Papa e dos dois presidentes, acompanhados pelo patriarca Bartolomeu, vai ser plantada uma oliveira, como símbolo de paz.

Francisco, Shimon Peres, Mahmoud Abbas e Bartolomeu irão retirar-se depois para um encontro privado.

Peres e Abbas tinham sido convidados publicamente, a 25 de maio, durante a viagem do Papa à Terra Santa.

No regresso a Roma, Francisco disse aos jornalistas que este “será um encontro de oração, e não para fazer uma mediação ou procurar soluções”.

“Reunir-nos-emos apenas a rezar e, depois, cada qual volta para casa. Mas eu creio que a oração é importante: rezar juntos, sem fazer discussões de outro género, ajuda”, referiu, em conferência de imprensa.

Agência Ecclesia
 

Etiquetas: ,