a OBSERVATÓRIO DA PAX: Dia de Oração pela Síria: qual é o significado do jejum?

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Dia de Oração pela Síria: qual é o significado do jejum?

O próximo Sábado dia 7 de Setembro é Dia de Oração e Jejum pela paz na Síria. Tal como João Paulo II após o ataque das Torres Gémeas quando organizou uma vigília de oração em Assis com todos os líderes religiosos e propôs o jejum como método de experiência espiritual, também o Papa Francisco decidiu jejuar e aconselhar essa prática nesse dia especial.

Em 2002 a Santa Sé, a propósito do encontro de Assis publicou uma nota sobre o jejum em que o considera ser uma prática que “…facilita a abertura das pessoas a outro alimento: a Palavra de Deus e o cumprimento da vontade do Pai; está estreitamente relacionada à oração, fortalece as virtudes, suscita a misericórdia, implora o socorro divino, conduz à conversão do coração”.

“A prática do jejum – lê-se nesta nota de 6 de dezembro de 2002 – dirige-se ao passado, ao presente e ao futuro: ao passado como reconhecimento das culpas contra Deus e contra os irmãos; ao presente, para aprendermos a abrir os olhos para os outros e para a realidade que nos circunda; e ao futuro, para acolher no coração as realidades divinas e a renovar, a comunhão com todos os homens e com a Criação, assumindo responsavelmente o dever de cada um de nós na história”.

Sobre as modalidades de jejuar, esta nota ressalta que “do dia de jejum podem participar livremente todos os fiéis: os jovens, muito sensíveis à causa da justiça e da paz; os adultos, com a única exceção para os enfermos, e até as crianças, que, contudo, podem renunciar a alguma coisa em favor dos mais pobres”.

“As tradições locais sugerem vários modos de jejuar: fazendo uma só refeição, comendo apenas pão e água, ou aguardando o pôr-do-sol para assumir alimentos. Os bispos devem também estabelecer um modo simples e eficaz para que o economizado com a privação do alimento se destine aos pobres, de modo especial aos que sofrem nestes momentos as consequências da guerra”.

Em conclusão, esta nota da Santa Sé datada de 2002 solicita um “sério exame de consciência dos cristãos sobre o compromisso de cada um em favor da paz”.

Rádio Vaticano

Indicações Litúrgico-pastorais sobre o jejum e a oração pela paz para a preparação do Encontro de Assis de 24 de janeiro de 2002 (do Departamento para as Celebrações Litúrgicas do Santo Padre)

Etiquetas: ,