a OBSERVATÓRIO DA PAX: CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA: Nobel da Paz 2011

sábado, 8 de outubro de 2011

CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA: Nobel da Paz 2011


As liberianas Ellen Johnson Sirleaf e Leymah Gbowee e a iemenita Tawakkul Karman foram hoje distinguidas com o Nobel da Paz 2011
O Comité Nobel Norueguês distinguiu as três mulheres “pela luta pacífica em defesa da segurança das mulheres e dos direitos das mulheres na participação total no trabalho de construção da paz”. 
Ellen Johnson-Sirleaf, economista, é a atual presidente da Libéria - primeira mulher a ter sido eleita democraticamente num país africano, em 2006 - e Leymah Gbowee é uma ativista com destacada participação no movimento "Women of Liberia Mass Action for Peace’ [Ação em massa das mulheres da Libéria pela paz], durante a segunda guerra civil liberiana (1989-2003). Para a agência católica Misna, especializada em assuntos africanos, Sirleaf é vista como o “símbolo de uma nova África”, por ter conseguido colocar a Libéria no “caminho da paz, da reconciliação e da democracia”, após décadas de conflito armado.
 Já Tawakkul Karman, jornalista do Iémen, é um dos rostos mais conhecidos da oposição ao regime do presidente Ali Abdallah Saleh. (Mais...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: