a OBSERVATÓRIO DA PAX: CELEBREMOS A PAZ: Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, por ocasião do Dia Internacional da Paz

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

CELEBREMOS A PAZ: Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, por ocasião do Dia Internacional da Paz

Caros amigos,
A paz é um dos bens mais preciosos da humanidade. É também a vocação primordial das Nações Unidas.
A paz constitui a essência da nossa missão e inspira o nosso discurso. É o denominador comum de todo o trabalho que realizamos no mundo inteiro, desde a manutenção da paz e a diplomacia preventiva à promoção dos direitos humanos e do desenvolvimento.
Este trabalho em prol da paz é fundamental, mas não é fácil. De facto, em inúmeras comunidades de todo o mundo, a paz continua a ser um objectivo difícil de alcançar. Desde os campos de deslocados do Chade e Darfur até às ruas de Bagdade, a busca da paz está pejada de reveses e de sofrimento.
O dia 21 de Setembro, Dia Internacional da Paz, é uma ocasião para fazermos o balanço dos nossos esforços para promover a paz e o bem-estar para todas as pessoas do mundo inteiro.
É uma oportunidade de avaliar o que já realizámos e de nos dedicarmos a tudo o que há ainda por fazer.
Pretende-se, igualmente, que seja um dia de cessar-fogo universal: vinte e quatro horas de suspensão do medo e da insegurança que atormentam tantos lugares.
Hoje, apelo a todos os países e a todos os combatentes para que honrem esta cessação das hostilidades. E peço às pessoas de todo o mundo que observem um minuto de silêncio ao meio-dia, hora local.
Uma vez silenciadas as armas, devemos aproveitar a oportunidade para reflectir sobre o preço que todos pagamos pelos conflitos. E devemos tomar a firme decisão de agir para que a pausa de hoje se torne permanente.
Neste Dia Internacional, prometamos fazer da paz não apenas uma prioridade, mas uma paixão. Comprometamo-nos a redobrar os nossos esforços, onde quer que estejamos e com os meios ao nosso alcance, para fazer de cada dia um dia de paz.
Obrigado.

UNRIC

Etiquetas: