a OBSERVATÓRIO DA PAX: Fazei desabrochar a Paz... Reflexões para o Advento 2019 - 3ª Semana

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Fazei desabrochar a Paz... Reflexões para o Advento 2019 - 3ª Semana


Fazei desabrochar a Paz...

3ª SEMANA

Na social web, muitas vezes a identidade funda-se na contraposição ao outro, à pessoa estranha ao grupo: define-se mais a partir daquilo que divide do que daquilo que une, dando espaço à suspeita e à explosão de todo o tipo de preconceito (étnico, sexual, religioso, e outros).

PAPA FRANCISCO, “Somos membros uns dos outros” (Ef 4,25): Das comunidades de redes sociais à comunidade humana. Mensagem para o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais


REFLEXÃO

“A verdade vos libertará” (João 8,32). A comunicação faz parte do plano de Deus para conduzir os seres humanos ao reconhecimento da verdade e à afirmação da liberdade e da fraternidade universal. O uso negativo das tecnologias de informação e comunicação para promover discórdia e conflito é bem conhecido. Nesta era da comunicação de massa, é importante, portanto, usar adequadamente os meios de comunicação social e os outros meios de comunicação como instrumentos de educação para a paz, levando em consideração os aspetos práticos e as necessidades locais. Isto é crucial para combater a disseminação das “notícias falsas”.

A este propósito, é importante criar programas educativos voltados para o desenvolvimento de capacidades para identificar e combater o flagelo das informações tendenciosas e infundadas, bem como as narrativas xenófobas.

CONSELHO PONTIFÍCIO PARA O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO e CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS, Educação para a paz num mundo multirreligioso: Perspetiva Cristã, 2019, pp. 13.

Etiquetas: , , ,