a OBSERVATÓRIO DA PAX: Fazei desabrochar a Paz... Reflexões para o Advento 2019 - Apresentação

domingo, 1 de dezembro de 2019

Fazei desabrochar a Paz... Reflexões para o Advento 2019 - Apresentação


Fazei desabrochar a Paz...

APRESENTAÇÃO


A paz – afirmou o Papa Francisco, na sua mensagem para a celebração do 52º Dia Mundial da Paz –, «é como uma flor frágil, que procura desabrochar por entre as pedras da violência». E, como recordou às autoridades civis moçambicanas, em Maputo, a 5 de setembro de 2019, «a busca da paz duradoura – uma missão que envolve a todos – exige um trabalho árduo, constante e sem tréguas».

Neste sentido, é nossa convicção que a educação para a paz e a não-violência assume, sem dúvida, uma tarefa importante e fundamental para a promoção e consolidação de uma cultura da paz e não-violência nesta nossa casa comum. Ela permitirá fazer desabrochar essa “flor frágil”, continuamente ameaçada, que é a paz, na medida em que as sementes de paz que “formos plantando”, mesmo em ambientes inóspitos, farão florescer o amor, a esperança e a alegria. E esta tem sido uma preocupação e um dos princípios fundamentais de ação da secção portuguesa da Pax Christi, Movimento Católico Internacional para a Paz, desde o seu início, nos anos 1980.

A este propósito, numa recente publicação conjunta (Educação para a paz num mundo multirreligioso: Perspetiva Cristã), o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso e o Conselho Mundial de Igrejas, afirmam: «A educação para a paz torna-se um imperativo no nosso contexto atual, caracterizado pela perda da vida humana, destruição de lares, propriedades e infraestruturas, pelas crises migratórias e de refugiados, pelo impacto no meio ambiente, bem como a traumatização de gerações inteiras e o uso de recursos finitos para abastecer o stock de armas à custa da educação e do desenvolvimento. A nossa tarefa torna-se ainda mais importante no contexto da crescente visibilidade da violência nos meios de comunicação social, que pode fomentar o medo e o ódio».

É neste espírito que propomos estas reflexões para viver o Advento de 2019, seja na paróquia, em família ou em grupo, a partir de textos selecionados do documento do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso e do Conselho Mundial de Igrejas, atrás citado, que realça o papel fundamental que a educação pode desempenhar na promoção de uma cultura da paz.

Esta proposta está enraizada na convicção de que todos podemos ser educadores para a paz e de que a educação para a paz e a não-violência é missão de todos, nomeadamente dos cristãos.

É nossa expectativa que estas reflexões para o advento sejam um incentivo a que cada um assuma o compromisso de promover, pelo menos, uma ação de educação para a paz no próximo ano.

Há inúmeras possibilidades: em família, na paróquia, na escola, no grupo, seja em ambientes online ou offline, pode promover uma campanha de educação/promoção da paz e da não-violência. Pode abordar o tema da paz em geral ou escolher temáticas específicas, como, por exemplo, Paz e diálogo inter-religioso, Paz e emergência climática, Viver a paz em sociedades multiculturais…

Contacte a Pax Christi se quiser ajuda, e partilhe connosco a sua iniciativa.

Novembro de 2019

Etiquetas: , , , ,