a OBSERVATÓRIO DA PAX: «Não havia lugar para eles...» (Lc 2,7). Contributos para a celebração do Advento 2014

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

«Não havia lugar para eles...» (Lc 2,7). Contributos para a celebração do Advento 2014

«Falamos de terra, de trabalho, de casa. Falamos de trabalhar pela paz e de cuidar da natureza. Mas então por que nos habituamos a ver como se destrói o trabalho digno, se despejam tantas famílias, se afastam os camponeses, se faz guerra e se abusa da natureza? Porque neste sistema o homem, a pessoa humana foi deslocada do centro e substituída por outra coisa. Porque se presta um culto idolátrico ao dinheiro. Porque se globalizou a indiferença! A indiferença foi globalizada: que me importa o que acontece aos outros para defender o que é meu? Porque o mundo se esqueceu de Deus, que é Pai; tornou-se órfão porque pôs Deus de lado.»

Estas palavras, interpelantes e denunciadoras de uma mentalidade cada vez mais corrente, foram proferidas, no passado dia 28 de Outubro, pelo Papa Francisco durante o discurso aos participantes no Encontro Mundial dos Movimentos Populares, promovido pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz e pela Pontifícia Academia das Ciências Sociais.

Deste discurso foram retirados os textos para esta brochura que a Pax Christi Portugal, como vem sendo habitual, preparou para o tempo de Advento, com contributos para a sua celebração e vivência seja na paróquia, em família ou em grupo, tendo como ideia central a temática da Paz.

Neste nosso tempo em que, cada vez mais, a pessoa humana é considerada como um objecto que se usa e deita fora, celebrar o Advento, tempo de expectativa, de esperança e de preparação para a vinda do Senhor, é renovar a certeza de que «aos olhos de Deus não há material descartável, só há dignidade» (Papa Francisco).

Neste tempo de Advento, em expectativa vigilante, alimentada pela oração e pelo compromisso efectivo do serviço, empenhemo-nos para que na nossa casa, comunidade, cidade, país, mundo, não haja excluídos, mas, pelo contrário, haja sempre lugar para todos.

«Não havia lugar para eles...» (Lc 2,7). Contributos para a celebração do Advento 2014 está disponível para impressão em dois formatos: Livro dobrado ou em A5 simples.

Etiquetas: , , ,

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home