a OBSERVATÓRIO DA PAX: 2 de Outubro: Dia Internacional da Não-Violência

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

2 de Outubro: Dia Internacional da Não-Violência

Hoje, no Dia Internacional da Não-Violência, comemoramos mulheres e homens especiais que viram a não-violência como ferramenta de transformação de conflitos: Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Jr., Dorothy Day, Oscar Romero, Nelson Mandela, Aung San Suu Kyi e muitos outros que, em situações complexas e violentas, provaram que a não-violência ativa pode gerar a mudança social.

Em resposta ao Evangelho de Jesus, com a sua clara mensagem não-violenta, as organizações membro da Pax Christi Internacional em todo o mundo trabalham ao nível da base para promoverem um mundo sem violência. Dirigimo-nos aos jovens, decisores políticos e militares, ex-combatentes, sociedade civil, comunidades de fé, incentivando a um compromisso com a paz e a reconciliação. Rezamos por aqueles que vivem no meio da guerra. Somos milhares e milhares de pessoas comprometidas com a paz.




O Dia Internacional da Não-violência é observado a 2 de Outubro, aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi, líder do movimento de Independência da Índia e pioneiro da filosofia e da estratégia da não-violência. De acordo com a resolução A/RES/61/271 da Assembleia Geral das Nações Unidas de 15 de Junho de 2007, a qual estabelece a comemoração, o Dia Internacional é uma ocasião para "disseminar a mensagem da não-violência, inclusive através da educação e da consciência pública". A resolução reafirma "a relevância universal do princípio da não-violência" e o desejo de "conseguir uma cultura de paz, tolerância, compreensão e não-violência".


Visite http://www.paxchristiportugal.net para saber mais sobre o nosso trabalho pela paz e não-violência.

Etiquetas: ,

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home