a OBSERVATÓRIO DA PAX: dezembro 2012

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Artífices e testemunhas da paz entre tod@s. Contributos para a Celebração do 46º Dia Mundial da Paz

No âmbito da celebração do 46º Dia Mundial da Paz, o Papa Bento XVI, na sua mensagem para este dia, convida-nos a reflectir sobre o tema "Bem-aventurados os obreiros da Paz".
Pretendendo contribuir para a celebração deste dia dedicado a esse bem e direito humano fundamental, que é a paz, dom de Deus e, ao mesmo tempo, um projeto a realizar, nunca totalmente cumprido, a Pax Christi Portugal produziu a brochura “Artífices e testemunhas da paz entre tod@s. Contributos para a Celebração do 46º Dia Mundial da Paz. 1 de Janeiro 2013”. Para ajudar a aprofundar a mensagem de Bento XVI, da brochura fazem parte uma série de textos selecionados de acordo com as cinco testemunhas de paz mais votadas na votação online "As minhas 5 Testemunhas de Paz". Também pode encontrar na brochura sugestões para atividades para assinalar o dia e usar o tema, ideias para trabalhar com crianças, bem como uma colectânea de orações.
Pode descarregar a brochura em dois formatos para impressão: Livro dobrado ou A5 simples.

Etiquetas: ,

sábado, 1 de dezembro de 2012

Preparemos o caminho... Contributos para a celebração do Advento 2012

Celebrar o Advento, tempo da esperança e da alegria, no qual somos convidados a permanecer em expectativa vigilante e laboriosa, alimentada pela oração e pelo compromisso efetivo do serviço, é preparar o caminho para a chegada do Deus que, em Jesus, se faz Menino indefeso para vencer a soberba, a violência e a ambição de posse do homem; do Deus que vem sem armas, sem a força, porque nos quer conquistar com o amor, para nos guiar à nossa verdadeira identidade (Cf. BENTO XVI – Audiência Geral. 23 de Dezembro de 2009).

Preparar o caminho é reconhecer-se real e intimamente solidário com todos, homens e mulheres, e com a sua história, assumindo o desafio que o Concílio Vaticano II – cujo 50º aniversário da abertura celebramos a 11 de Outubro –, lança a tod@s @s discípul@s de Cristo: «As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens do nosso tempo, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo, e nada existe de verdadeiramente humano que não encontre eco em seu coração» (CONCÍLIO VATICANO II – Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo Contemporâneo, 1).

Tendo por leitmotiv a celebração do 50º aniversário da abertura do Concílio Ecuménico Vaticano II, e o “Ano da Fé” – que a Igreja comemorará entre 11 de Outubro de 2012 e 24 de Novembro de 2013 –, esta brochura pretende ser um contributo para paróquias, famílias ou grupos viverem e celebrarem o tempo de Advento, tendo como ideia central a Paz.

Preparemos o caminho... Contributos para a celebração do Advento 2012 está disponível para impressão em dois formatos: Livro dobrado ou em A5 simples.

Novembro 2012.

Etiquetas: , ,