a OBSERVATÓRIO DA PAX: novembro 2008

domingo, 30 de novembro de 2008

DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO: Declaração da Pax Christi Internacional sobre Armas Biológicas

"Os Estados devem manter a iniciativa para a responsabilidade colectiva de biossegurança" é o título de uma nova declaração da Pax Christi Internacional.
A Reunião dos Estados Partes da Convenção sobre Armas Biológicas e Tóxicas (BWC) terá lugar em Genebra, na Suíça, de 1 a 5 de Dezembro de 2008. De acordo com as decisões da Sexta Conferência de Revisão de 2006, este ano irão abordar:
(1) Medidas nacionais, regionais e internacionais para melhorar a prevenção dos riscos biotecnológicos e a biossegurança, incluindo segurança laboratorial e segurança dos agentes patogénicos e toxinas.
(2) Supervisão, educação, sensibilização e aprovação e/ou desenvolvimento de códigos de conduta com o objectivo de prevenir abusos no contexto dos avanços nos campos da biociência e da biotecnologia com o uso potencial para fins proibidos pela Convenção.
A 1 de Dezembro, Trevor Griffiths, representante da Pax Christi Internacional, fará uma intervenção em nome da Pax Christi Internacional com o título "Os Estados devem manter a iniciativa para a responsabilidade colectiva de biossegurança".

Etiquetas: ,

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

PAZ E ESPIRITUALIDADE: A paz esteja nesta casa! Subsídios para a celebração do Advento 2008

Com o intuito de contribuir para a celebração e vivência do Advento, no qual somos convidados a permanecer em expectativa vigilante e laboriosa, alimentada pela oração e pelo compromisso efectivo do amor, a Pax Christi Portugal produziu a brochura: A paz esteja nesta casa! Subsídios para a celebração do Advento 2008.
Esta brochura pretende ser um subsídio para paróquias, famílias ou grupos viverem e celebrarem o tempo de Advento, tendo como ideia central a PAZ. É um convite a celebrar e reflectir sobre o anúncio e a expectativa da vinda do Príncipe da Paz prometido e a preparar o caminho para a sua chegada.
Para cada Domingo do Advento é proposto um tema, que segue a seguinte estrutura: 1) Ambientação – Textos sobre a situação actual da nossa casa comum, que é a Terra, são propostos para introduzir o tema do Domingo; 2) Reflexão – Constituída por trechos do Magistério da Igreja sobre a Doutrina Social da Igreja, é um convite a um aprofundamento sobre a questão da paz; 3) Gesto de Paz – Uma vez que «é o pôr em prática a paz que leva à paz» e que «gestos de paz criam uma tradição e uma cultura de paz», no momento de acender cada uma das velas da Coroa do Advento, são sugeridos alguns gestos concretos ou atitudes que promovem a paz; 4) Oração – Ao longo dos Domingos é proposta uma oração que tem como base o discurso do Papa João Paulo II no Peace Memorial em Hiroshima, a 25 de Fevereiro de 1981; e 5) Bênção – Para terminar a celebração é sugerida uma bênção.
Pode descarregar a brochura a partir do website da Pax Christi Portugal em http://paxchristiportugal.no.sapo.pt/.
Pax Christi Portugal

Etiquetas: , ,

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

MÉDIO ORIENTE: Orações e Mensagens para Belém - Advento e Natal 2008

Quando muitos cristãos em todo o mundo se preparam para celebrar o Advento e o Natal na segurança das suas casas e comunidades, este ano são novamente convidados a rezar pela justiça, pela paz e pela segurança na Palestina e em Israel - e a enviar uma oração ou uma mensagem de paz para Belém (para o seguinte e-mail: aei@p-ol.com)

Mais uma vez este ano, as celebrações de Natal terão lugar num clima difícil para todos os habitantes da Terra Santa. Contudo, Belém, o lugar do nascimento de Jesus Cristo, continua a ser, antes de tudo e principalmente, uma cidade de paz. E mesmo nestes tempos difíceis, muitas pessoas e grupos recusam-se a abandonar a esperança. Continuam a procurar meios não-violentos para proclamar os seus direitos e trabalhar para um futuro justo e pacífico para ambos os povos.

Desde Dezembro de 2000, começou a tomar forma uma nova tradição natalícia: enviar mensagens de paz para os habitantes de Belém. Mais uma vez, todas as pessoas, comunidades, igrejas e congregações, organizações de todo o mundo estão convidadas a enviarem para Belém por e-mail mensagens e orações de Advento e de Natal pela justiça e pela paz. Este ano, o projecto conta com a colaboração do Conselho Mundial de Igrejas e do seu Fórum Ecuménico Palestina-Israel (PIEF).

As mensagens e orações serão impressas e distribuídas como mensagens pessoais, como material pedagógico (por ex. nas escolas) e em celebrações inter-religiosas (nos locais de culto) e na nova casa da paz do Arab Educational Institute, frente ao “muro da separação” israelita, junto do Túmulo de Raquel em Belém. As mensagens e as orações podem também incluir ideias para acções não-violentas.

Enviar uma mensagem ou uma oração por e-mail é uma forma importante de comunicar com as muitas pessoas que esperam ouvir uma palavra de esperança. Os habitantes de Belém apreciam muito receber mensagens e orações de pessoas de fora da região, como gestos pessoais e espirituais de consolo e de esperança por ocasião do Natal. Estas mensagens são uma maneira de quebrar o isolamento em que vivem.

Por favor enviem as vossas mensagens e orações de Natal pela paz por e-mail antes de 25 de Dezembro de 2008 (Natal Ocidental) e/ou 7 de Janeiro de 2009 (Natal Oriental). Apesar de o inglês ser a língua de preferência, os não anglófonos podem também enviar mensagens e orações na sua própria língua. As mensagens podem ser enviadas por e-mail para o Arab Educational Institute para o seguinte endereço: aei@p-ol.com. Todas as mensagens podem ser lidas em www.aeicenter.org e www.paxchristi.net .

Esta iniciativa é apoiada localmente por:
Instituto Árabe Educativo (Arab Educational Institute)
Biblioteca Itinerante para a Não-violência e a Paz (Library on Wheels for Non-violence and Peace)
Centro para a Resolução de Conflitos e Reconciliação (Centre for Conflict Resolution and Reconciliation)
Comissão Justiça e Paz de Jerusalém
Centro Wi’am (Wi’am Center)

Esta iniciativa é apoiada internacionalmente por:
Fórum Ecuménico Palestina-Israel do Conselho Mundial de Igrejas
Pax Christi Internacional
Fraternidade Internacional da Reconciliação (International Fellowship of Reconciliation)
Igreja e Paz (Church and Peace)
Presidência da Conferência das Comissões Justiça e Paz Europeias
Centro Asiático para o Progresso dos Povos (Asian Center for the Progress of Peoples)

Etiquetas: , ,

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

DIREITOS HUMANOS: Continua a violência contra cristãos na Índia

A violência contra cristãos por parte de grupos fundamentalistas hindus aumentou em Orissa, na Índia. A violência já provocou cerca de 80 mortes, a destruição de 4000 casas e mais de 50 mil pessoas desalojadas. Nas últimas semanas os ataques já passaram de Orissa a outros estados Indianos. Os cristãos foram acusados de terem assassinado um líder hindu, Lakhmananda Saraswati apesar de fortes provas que apontam para guerrilhas Maoistas. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

DIREITOS HUMANOS: Bispo Carlos Azevedo aborda os direitos humanos na actualidade

O bispo auxiliar de Lisboa participa no ciclo de colóquios "Direitos humanos e realidades actuais", a 11 de Dezembro. Carlos Azevedo abordará o tema “Direitos humanos: limites e potencialidades no contexto actual”, numa sessão marcada para depois das 21h. A iniciativa da Comissão diocesana Justiça e Paz decorrerá no auditório do Seminário de Leiria e integrada num ciclo de colóquios que já trouxe a Leiria, o professor Marcelo Rebelo de Sousa. (Mais ...)
FÁTIMA MISSIONÁRIA

Etiquetas: ,

DIREITOS HUMANOS: Cinco milhões de imigrantes irregulares na Europa

A migração é um fenómeno "mundial, complexo e não passageiro". Calcula-se que haja cerca de cinco milhões de imigrantes irregulares na Europa, ao passo que na América serão 10 milhões. É uma “ilusão pensar que se conseguirá regular [a imigração], reforçando o controlo das fronteiras”, afirmou Josef Voss, bispo auxiliar de Munster, Alemanha. “Vai contra o direito das pessoas”. O prelado intervinha num seminário, em Liverpool, Inglaterra, sobre o tema “As migrações, novo espaço de evangelização e solidariedade”. O seminário foi organizado pela SECAM (Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar) e pela CCEE (Conselho das Conferências Episcopais de Europa), durante o fim-de-semana. (Mais ...)
FÁTIMA MISSIONÁRIA

Etiquetas: ,

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

COOPERAÇÃO INTER-RELIGIOSA PARA A PAZ: Santo Egídio: Nova ordem mundial fundada na paz

Cerca de 200 representantes religiosos do mundo inteiro participaram esta Terça-feira na “oração conjunta pela paz” com a qual terminou o encontro inter-religioso promovido pela Comunidade de Santo Egídio, este ano em Chipre. A cerimónia terminou com a assinatura de um “convite à paz”, proposto por uma representante da Comunidade de Santo Egídio, no qual se pede às nações que construam “uma nova ordem mundial de paz”. (Mais ...)
Agência ECCLESIA

Etiquetas:

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Igreja pede mais empreendedorismo social

A Igreja Católica em Portugal deseja que no actual cenário de crise surjam novas formas de empreendedorismo social, combatendo a tendência de delegar no Estado e noutras instituições a solução para os problemas. A posição foi assumida esta Quinta-feira, em Aveiro, por D. Carlos Moreira Azevedo, presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social, que apresentava aos jornalistas a Semana Social de 2009, com a qual a Igreja quer “sublinhar a responsabilidade de cada pessoa na construção do bem comum”.
A Semana Social 2009 [que vai ter lugar nos dias 20 a 22 de Novembro de 2009, em Aveiro]tem como tema geral "A construção do bem comum: responsabilidade da pessoa, da Igreja e do Estado". (Mais ...)
Agência ECCLESIA

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Bispos denunciam «genocídio» no Congo

A Conferência Episcopal da República Democrática do Congo (RDC) considera que o país vive um "genocídio silencioso" com graves consequências também fora das suas fronteiras. Numa declaração da comissão permanente dos Bispos congoleses sobre a guerra no Leste e Nordeste da RDC, enviada à Agência ECCLESIA, a Igreja Católica no país afirma que o “drama humanitário” obriga a lançar “um grito de desespero e protesto”. (Mais ...)
Agência ECCLESIA

Etiquetas: ,

terça-feira, 18 de novembro de 2008

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Audição Pública “Dar Voz aos Pobres para Erradicar a Pobreza” - Conclusões

As conclusões da Audição Pública “Dar Voz aos Pobres para Erradicar a Pobreza”, realizada em Lisboa no passado dia 8 de Novembro, foram apresentadas aos mais de 300 participantes, pela Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Manuela Silva, na sessão de encerramento que contou com a presença e intervenções do Ministro do Trabalho e da Solidariedade, José Vieira da Silva e do Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, D. Carlos Azevedo. (Mais ...)
CNJP

Etiquetas: , ,

CULTURA DA PAZ: Alfredo Bruto da Costa é o novo Presidente da CNJP

A Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, reunida de 10 a 13 de Novembro de 2008 na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima, nomeou para Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), o Prof. Doutor Alfredo Bruto da Costa. (Mais ...)
CNJP

Etiquetas: ,

sábado, 1 de novembro de 2008

COOPERAÇÃO INTER-RELIGIOSA PARA A PAZ: Cristãos e hindus juntos pela não-violência

Por ocasião da celebração da festa hindu do Diwali – «da luz» –, que dá início ao ano novo, a Santa Sé divulgou, no passado dia 28 de Outubro, uma mensagem do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso, com o título: «Cristãos e hindus: juntos pela não-violência». Na mensagem, o presidente deste Conselho, cardeal Jean-Louis Tauran, convida o mundo hindu a considerar «como podemos viver em harmonia na sociedade actual, dando testemunho da verdade, da luz e da esperança celebradas no Diwali». O purpurado disse que, na tradição hindu, «a não-violência é um dos ensinamentos mais importantes», e recordou Mahatma Gandhi, que desenvolveu o conceito da não-violência, da qual foi «um guia e um exemplo até ao ponto de sacrificar sua vida». Por outro lado, recordou, «para os cristãos, no Discurso da Montanha Jesus exortou os seus discípulos a amarem os seus inimigos, a rezarem pelos que os odeiam, a fazerem o bem aos que os maltratam». (Mais ...)
Zenit

Etiquetas: ,