a OBSERVATÓRIO DA PAX: março 2008

quinta-feira, 20 de março de 2008

MÉDIO ORIENTE: Cinco anos depois, o Iraque é uma nação de refugiados e deslocados internos

Cinco anos após a queda do regime de Saddam Hussein, o Iraque é hoje uma nação de refugiados e deslocados internos. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que mais de 5,1 milhões de iraquianos foram obrigados a deixar as suas casas. Uma grande parte deles está já no exterior como refugiados, enquanto outros tiveram de procurar outras cidades dentro do país para tentar fugir à violência. A ONU ainda destaca que o número de iraquianos que pedem asilo em países ricos dobrou entre 2006 e 2007, com números parecidos aos da era de Saddam Hussein, quando a população tentava escapar do regime. Segundo a Organização Internacional de Migração (OIM), nunca tantos iraquianos estiveram fora de suas casas. Das 5,1 milhões de pessoas afectadas, 2,7 milhões hoje vivem no exterior como refugiados, principalmente na Síria e na Jordânia. (Mais ...)

Etiquetas:

quinta-feira, 13 de março de 2008

ECOLOGIA: Bispos da UE em defesa do ambiente

A Comissão dos Episcopados Católicos da UE (COMECE) concluiu no passado dia 7, em Bruxelas, a sua assembleia plenária de Primavera dedicada ao tema “Respeito pela dignidade humana e salvaguarda da criação – incarnar o bem comum pelas políticas europeias do século XXI”, com um apelo em favor de “políticas ambiciosas para responder ao desafio climático actual”. No final da reunião, que decorreu de 5 a 7 de Março, os Bispos defendem o “respeito pela criação” como um dos pontos fundamentais das preocupações dos “decisores políticos e dos cristãos na Europa”. Em comunicado, enviado à Agência ECCLESIA, a COMECE pede “medidas de combate às mudanças climáticas”, lembrando a reflexão lançada em Novembro do ano passado sobre este tema e o seu impacto no “estilo de vida cristão”. Na conferência de imprensa de encerramento desta assembleia, o antigo comissário europeu Franz Fischler defendeu que “a salvaguarda da criação é uma responsabilidade que temos em relação aos pobres e às novas gerações”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

DIREITOS HUMANOS: Quase 22 mil crimes no seio das famílias

PSP e GNR registaram quase 22 mil crimes de violência doméstica em 2007. Mais precisamente 21 907, o que corresponde a um aumento global de mais de 6% relativamente ao ano anterior. Nas áreas da PSP foram registados 13 050 casos, mais 1412 do que em 2006, correspondendo a uma subida de 10,8%. Nas da GNR, houve uma ligeira descida, 1,1%. Menos cem casos do que em 2006, passando dos 8957 para os 8857. Destes, 265 eram jovens menores de 16 anos. Estes dados, a que o DN teve acesso, irão constar do relatório de segurança interna, que está a ser ultimado pelo Gabinete Coordenador de Segurança para ser entregue ao Governo e apresentado no Parlamento no próximo mês. (Mais ...)
Diário de Notícias

Etiquetas:

segunda-feira, 10 de março de 2008

CULTURA DA PAZ E JUVENTUDE: Jogo didáctico denuncia injustiças sofridas pelos imigrantes

A organização Breakthrough, que se dedica à defesa dos direitos humanos, apresentou no início de Março um videojogo que reproduz a vida de cinco imigrantes nos Estados Unidos e com o qual pretende denunciar as injustiças políticas da imigração no país. O jogo ICED, que pode ser descarregado gratuitamente na Internet, leva os utilizadores a desempenhar o papel dos imigrantes nos Estados Unidos e enfrentar todas as situações que passam para ficar no país. Segundo Efe Malika Dutt, directora executiva da Breakthrough, este videojogo é a melhor maneira de vestir a pele de um imigrante e experimentar o que pode acontecer e imigrantes irregulares, estudantes ou residentes nos EUA. A partir do portal icedgame.com, os jogadores podem seleccionar o papel de um de cinco imigrantes, enfrentando uma série de provas concebidas a partir de situações reais. No desenvolvimento deste jogo, ao longo de dois anos, participaram estudantes do nível secundário de Nova Iorque, membros das comunidades imigrantes e advogados especializados em deportação, que contribuíram com histórias reais e ajudaram a criar um perfil autêntico para as personagens do jogo. (Mais ...)
ACIDI

Etiquetas: ,

MÉDIO ORIENTE: Fome no Médio Oriente preocupa o Vaticano

O representante do Vaticano junto da Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO), D. Renato Volante, deixou um alerta para a situação de falta de alimento e de produtividade agrícola no Médio Oriente, pedindo “justiça contra a pobreza e a fome”. Este responsável falava na 29ª sessão da Conferência regional para o Oriente Médio, que se realizou na capital egípcia, Cairo, na semana passada. D. Volante pede soluções que considerem o ser humano “como o conjunto dos seus valores históricos, culturais, religiosos e sociais”, evitando reduzir a pobreza e a fome a “meras situações técnicas”. O representante da Santa Sé falava em especial “daquelas áreas do planeta onde a necessidade se agrava" e reiterou o "direito de todo indivíduo e de toda comunidade a não ser vítima da fome". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

MÉDIO ORIENTE: Bento XVI renova apelos ao diálogo no Médio Oriente

Bento XVI deixou este Domingo um apelo ao diálogo “justo e pacífico” no Médio Oriente, pedindo ainda a libertação do Bispo raptado no Iraque a 29 de Fevereiro. Durante a recitação do Angelus, na Praça de São Pedro, o Papa falou da recente onda de violência na Terra Santa, classificando-a de “espiral de destruição”, fazendo votos de que as partes envolvidas prossigam as negociações de paz. “Encorajo as autoridades israelita e palestiniana no seu propósito de continuarem a construir, através de negociações, um futuro pacífico e justo para os seus povos e a todos peço, em nome de Deus, que abandonem o caminho tortuoso do ódio e da vingança, percorrendo responsavelmente o caminho do diálogo”, afirmou. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

MÉDIO ORIENTE: Líderes cristãos de Jerusalém deixam apelos de paz

O patriarca greco-ortodoxo de Jerusalém, Teófilo III, o patriarca latino de Jerusalém, D. Michel Sabbah, e o custódio franciscano da Terra Santa, Pe. Pierbattista Pizzaballa, lançaram um apelo aos líderes religiosos e políticos pelo fim da violência após o atentado na escola rabínica de Jerusalém, ocorrido na Quinta-feira, que provocou onze mortos. Os três líderes cristãos fizeram o apelo em nome de todos os chefes das Igrejas em Jerusalém. Numa carta enviada ao primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, e ao Grão-Rabinato, os líderes cristãos reiteram a sua determinação em trabalhar pela paz e pelo fim da violência: "A paz é necessária. É preciso encontrar novas estradas que coloquem fim à violência e nos libertem deste ciclo infernal do qual somos vítimas nesta Terra chamada Santa". Outra missiva também foi enviada ao presidente da Autoridade Nacional Palestina, Abu Mazen, onde expressam condolências pelas vítimas de Gaza: "Partilhamos a tragédia com o povo e com todos aqueles que estão expostos à morte e à violência". Os lideres cristãos pedem ao presidente palestiniano que se empenhe pela unidade do seu povo e que chegue a um acordo de paz com as autoridades israelitas.
Agência Ecclesia

Etiquetas:

MÉDIO ORIENTE: Conselho Mundial das Igrejas condena incursões em Gaza

O secretário geral do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), Rev. Dr. Samuel Kobia, expressou no passado dia 3 a absoluta condenação dos "ataques mortais a civis realizados pelos militares israelitas em Gaza e por militantes que lançam roquetes a partir de Gaza". Alegando que o "caminho para a paz está aberto, mas vazio", exigiou que se ponha fim às "incessantes violações do direito à vida e dos direitos humanos", bem como ao "bloqueio que privou sistematicamente de quase todos os seus direitos os habitantes de Gaza". (Mais ...)
CMI

Etiquetas: ,