a OBSERVATÓRIO DA PAX: fevereiro 2008

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

DIÁLOGO INTERCULTURAL: Abertura oficial do Ano Europeu do Diálogo Intercultural

Dia 27 de Fevereiro de 2008 é a data da abertura oficial do Ano Europeu do Diálogo Intercultural em Portugal. A abertura decorrerá no Museu de Etnologia pelas 18h na presença do Ministro da Presidência e do Ministro da Cultura. (Mais ...)
ACIDI

Etiquetas:

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

MIGRANTES E ITINERANTES: Exposição propõe reflexão sobre os fenómenos das migrações

Cerca de meia centena de fotografias inéditas de Gérald Bloncourt sobre a vida dos emigrantes portugueses em França, tiradas a partir dos anos 50, estão em exposição no Museu Colecção Berardo, de 18 de Fevereiro a 8 de Maio. "Por uma Vida Melhor", primeira exposição temporária organizada pelo museu este ano, mostra retratos a preto e branco de um quotidiano de miséria nos "bidonvilles" (bairros de lata) que o fotógrafo de origem haitiana acompanhou ao longo de três décadas em França. Entrada gratuita. (Mais ...)
ACIDI

Etiquetas:

DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO: Dois anos depois: onde estão as armas?

Comemorando o Segundo Aniversário da publicação da Nova Lei das Armas, a Comissão Nacional Justiça e Paz, através do Observatório sobre a Produção, Comércio e Proliferação das armas ligeiras, vai realizar a Audição Pública “Dois anos depois: onde estão as armas?”, no dia 25 de Fevereiro de 2008, às 15h00, na Fundação Cidade de Lisboa – Campo Grande – Lisboa.
Moderada pelo Prof. Doutor Manuel Brandão Alves, membro do Observatório, esta audição procurará inteirar-se do que efectivamente aconteceu em termos de preparação e aplicação da Nova Lei das Armas (Lei nº 5/2006 de 23 de Fevereiro), desde as armas recolhidas, ao funcionamento dos mecanismos de formação de candidatos ao uso e porte de armas, de licenciamento, de controle das vendas e das armas em circulação. Esta informação será complementada com depoimentos de interventores sociais na perspectiva das condições que levam à insegurança e à proliferação das armas ligeiras. Seguir-se-á uma oportunidade de resposta por entidades do sector público e da sociedade civil com responsabilidades nos campos da habitação, da educação, das redes sociais e contratos locais de desenvolvimento. A entrada é livre.

Etiquetas: ,

ECOLOGIA: Santa Sé pede estilos de vida mais ecológicos

A Santa Sé manifestou-se na ONU em favor de estilos de vida mais respeitadores do ambiente, que se traduzam “nos comportamentos individuais e nas escolhas das indústrias”. A posição foi assumida pelo representante católico nas Nações Unidas, D. Celestino Migliore, durante a 62ª sessão da assembleia-geral do organismo internacional, em Nova Iorque, sobre o tema das mudanças climáticas. O Arcebispo italiano reiterou a urgência de políticas nacionais e globais que favoreçam o uso de tecnologias “ecocompatíveis”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

CULTURA DA PAZ: Prevenir conflitos é o grande objectivo da ONU

As Nações Unidas querem aumentar ainda mais o seu trabalho na área da prevenção de conflitos. Apesar de se dispor cada vez mais de ferramentas disponíveis no campo da diplomacia preventiva, na construção e manutenção da paz, um novo relatório da ONU apela a medidas para aumentar a capacidade desta organização mundial para evitar conflitos. (Mais …)

FÁTIMA MISSIONÁRIA

DIREITOS HUMANOS: Violência doméstica tem vindo a aumentar em Portugal

As queixas de violência doméstica duplicaram em Portugal nos últimos oito anos. O número de agressões participadas às autoridades tem crescido a um ritmo preocupante: uma média de 11,2% por ano, desde 2000, adianta o Jornal de Notícias na sua edição de 5 de Fevereiro. Em 2006, a Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana registaram 20.595 denúncias. Em 2000 foram 11.162. 87% das vítimas são do sexo feminino. A maior parte das queixas refere-se a casos de maus tratos por parte do cônjuge. Das 8.857 denúncias recebidas, 8.592 foram apresentadas por violência conjugal. (Mais …)

FÁTIMA MISSIONÁRIA